Um documentário polonês sobre o abuso sexual de menores por parte de sacerdotes do país fez com que o arcebispo de Gniezno, Wojciech Polak , pedisse uma investigação do Vaticano sobre o caso neste domingo (18), informa a mídia local.
O “Hide and Seek”, dirigido por Tomasz Sekielski, foi visto por milhares de pessoas no YouTube e ganhou amplo destaque na Polônia, no momento em que a Igreja Católica local fazia inúmeras celebrações pelo centenário de nascimento do papa João Paulo II.
O documentário foca, especificamente, no caso de dois irmãos que são apontados como vítimas de abusos de um padre e que o fato seria acobertado pelo bispo local.
Leia também: Basílica de São Pedro será reaberta, mas Papa pede responsabilidade
“Acabei de ver o filme ‘Hide and Seek’ e ele mostra que os padrões de proteção de crianças e adolescentes na Igreja não foram respeitados”, disse Polak em um vídeo divulgado pela agência de notícias católica “Kai”.
O arcebispo ainda comentou que pediu a abertura de uma investigação também com base na carta apostólica enviada pelo papa Francisco em março de 2019 sobre a proteção dos menores e dos mais vulneráveis da sociedade. O primeiro documentário de Sekielski sobre o tema, divulgado em maio do ano passado, foi visto por mais de 23 milhões de pessoas e causou um amplo debate no país sobre os casos de pedofilia na igreja local