Agência Brasil

Donald Trump. residente dos EUA.com Xi Jinping, presidente da China durante reunião do G20
Divulgação / Official White House Photo / Shealah Craighead
Donald Trump. residente dos EUA.com Xi Jinping, presidente da China durante reunião do G20


O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , disse que não tem interesse, no momento, em falar com o presidente chinês , Xi Jinping , e chegou a sugerir que poderia cortar os laços com a segunda maior economia do mundo.

Em entrevista à Fox Business Network , transmitida nessa quinta-feira (14), Trump disse que estava muito desapontado com o fracasso da China em conter a covid-19 e que a pandemia tinha deixado marca em seu acordo comercial de janeiro com Pequim, que ele havia anteriormente considerado uma grande conquista.

"Eles nunca deveriam ter deixado isso acontecer", disse Trump . "Então, faço um grande acordo comercial e agora digo que isso não parece o mesmo para mim. A tinta mal tinha secado e a praga veio à tona. E não parece o mesmo para mim".

Leia também: Trump pede que Senado interrogue Obama por teoria da conspiração

A manifestação estendeu-se ao presidente Xi Jinping , com quem Donald Trump tem dito repetidamente ter um bom relacionamento. "Mas eu apenas - no momento - não quero falar com ele", afirmou Trump na entrevista.

Polêmica

O presidente norte-americano foi questionado sobre a sugestão de um senador republicano, de que os vistos dos EUA sejam negados aos estudantes chineses que se candidatarem a estudar em áreas relacionadas à segurança nacional, como computação quântica e inteligência artificial.

"Há muitas coisas que poderíamos fazer. Poderíamos fazer coisas. Poderíamos interromper todo o relacionamento", respondeu.

    Leia tudo sobre: Donald Trump

    Veja Também

      Mostrar mais