A indústria cinematográfica foi duramente atingida
pela pandemia global de Covid-19, fechando cinemas em vários países do mundo e levando muitos estúdios a adiarem filmes de grande sucesso ou lançá-los on-line.
Mas Hong Kong está pronta para reabrir seus cinemas. A diretora executiva do país, Carrie Lam Cheng Yuet-ngor, deu aprovação à reexibição de filmes na sexta-feira (08), embora os governos locais estejam implementando uma série de diretrizes de distanciamento social para manter os espectadores seguros.
A mudança ocorre após um período de duas semanas, durante o qual Hong Kong relatou muito poucos casos novos . O país sofreu quatro mortes pelo coronavírus e tem 1.040 infecções.
Hong Kong contribui com uma quantia relativamente pequena para as bilheterias globais. De acordo com o Box Office Mojo, o país faturou pouco menos de US$ 200 milhões em 2019 com 157 lançamentos. É o equivalente a um bom fim de semana de abertura da Marvel nos Estados Unidos, por exemplo.
Mas os resultados neste fim de semana serão vistos como um indicador mais amplo do que esperar: se as pessoas sentem falta da experiência cinematográfica ou se estão felizes assistindo filmes em casa.