Uma bizarra prática tem chamado atenção no Vietnã: gatos pretos estão sendo cozinhados e transformados em pasta e suco. O produto final está sendo vendido no país asiático como "cura" e "imunização" contra o novo coronavírus , e tem sido dado até para crianças. Obviamente, sem qualquer efeito.
Leia mais: Entidades avaliam se Bolsonaro é criminoso e lamentam saída de Moro
A produção foi denuncida pela entidade de defesa de cães No to Dog Meat. Segundo ela, a prática está concentrada na capital vienamita , Hanói. Imagens de dezenas de gatos mortos para o preparo viralizaram, mas o blog preferiu não mostrá-las.
Julia de Cadenet, fundadora da No to Dog Meat, disse que assistir a um vídeo "angustiante" do preparo da pasta "fez o seu sangue gelar", contou o "Metro".
Você viu?
O mundo está assustado com a Covid-19 , disse Julia, mas não há qualquer desculpa para essa "terrível crueldade", acrescentou ela. "Nossos medos desta pandemia não devem ser usados como desculpa para tratar animais indefesos, que nos procuram por proteção, com total desprezo", afirmou.
Leia também: Covid-19: Mortes no Brasil chegam a 3,6 mil; casos confirmados são 52,9 mil
No Vietnã e na Indonésia, a prática de comer carne de cães, gatos e animais selvagens ainda é popular. Alguns comerciantes chegam a promover o consumo como a "cura para o coronavírus".
Oficialmente, o Vietnã registrou 268 casos de Covid-19, sem morte.