Um mural dedicado a todos os trabalhadores da saúde italianos, representando uma enfermeira embalando a Itália e lendo
Emanuele Cremaschi/Getty Images
Um mural dedicado a todos os trabalhadores da saúde italianos, representando uma enfermeira embalando a Itália e lendo "A todos vocês ... obrigado!"

Após uma reunião de duas horas na noite deste sábado (18) entre governo, regiões e entidades , o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou que o país terá a sua "Fase 2" no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2) com diretrizes homogêneas.

"Também os representantes dos governos locais expressaram adesão ao desenho do Executivo de adotar um plano nacional contendo diretrizes homogêneas para todas as Regiões, de maneira a proceder, razoavelmente, a partir do dia 4 de maio, com uma retomada das atividades produtivas atualmente suspensas, segundo um programa bem articulado, que equilibre a proteção à saúde e as exigências de produção", escreveu o premier em sua conta no Facebook após a reunião.

Leia também: Italiana de 102 anos e neto de 2 recebem alta de Covid-19 no mesmo dia

Segundo o chefe de governo italiano, um plano bem estruturado deve garantir as condições "de máxima segurança nos locais de trabalho e nos meios de transporte". Isso porque, em uma análise dos especialistas que compõem a força-tarefa nacional para combater a pandemia, os efeitos positivos da mitigação começam a ser sentidos, mas "ainda não são tais que possam permitir uma diminuição das obrigações atuais".

Conte, no entanto, não falou sobre quais as atividades seriam liberadas, mas de acordo com fontes ouvidas pela mídia italiana, a medida deve atingir tanto as indústrias metalúrgicas e da construção civil, como algumas atividades comerciais. Também estaria em análise um afrouxamento do isolamento social para prática de exercícios a partir de 4 de maio.

Você viu?

Leia também: Maior jornal da Itália dá nota 2 de 10 para Bolsonaro durante pandemia

"Vamos continuar nas conversas com todas as partes sociais e associações de categorias para reiterar a vontade de reforçar o protocolo de segurança nos locais de trabalho, já aprovado no último mês, e de continuar na estrada da potencialização do 'smart working'", afirmou ainda. Conforme algumas fontes, o governo italiano está pressionando para que as indústrias adotem medidas alternativas para os trabalhadores, como manter em home office aqueles que podem ficar em casa e alternar o horário de entrada dos funcionários para evitar aglomerações.

Já na questão da saúde, Conte destacou que o governo vai continuar a trabalhar "para implementar os 'hospitais Covid', da assistência territorial e usar da melhor maneira as aplicações tecnológicas e os testes para tornar sempre mais eficiente a estratégia de prevenção e controle de contágio".

Leia também: Terremoto assusta moradores de cidade foco de contágio por vírus na Itália

A Itália é um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e, apesar de estar na curva descendente de casos e mortes, ainda mantém números bastante elevados. Até este sábado, são 175.925 contaminações e 23.227 falecimentos pela Covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!