Os serviços de saúde e necrotério em todo o país estão sobrecarregados
Reprodução
Os serviços de saúde e necrotério em todo o país estão sobrecarregados


Novos dados sugerem que o número de casos de coronavírus no Equador pode ser muito maior do que o indicado anteriormente. Isso acontece depois de  haver um grande salto nas mortes em uma província que é o centro do surto devastador no país.

Desde o início de março, seis semanas atrás, 10.939  já pessoas morreram na província de Guayas, que inclui a maior cidade do Equador, Guayaquil. No início desse período, o número era de 3 mil óbitos.

No país como um todo, o coronavírus foi confirmado como a causa de apenas 421 mortes e é suspeito em mais 675, mas a Ministra do Interior, María Paula Romo, disse que o número verdadeiro provavelmente é muito maior. "O número de mortes é totalmente fora do comum", disse ela ao jornal The Guardian.

O Equador tem sido um dos países mais afetados da América Latina, com serviços médicos e mortuários sobrecarregados, onde famílias enlutadas foram forçadas a viver ao lado de cadáveres de entes queridos ou a abandoná-los nas ruas.

Você viu?

"Queríamos ser abertos sobre as estatísticas de mortes para mostrar um panorama mais completo", disse Romo, acrescentando que as estatísticas completas explicariam "porque os serviços funerários e cemitérios simplesmente não conseguiram lidar com os últimos dias em Guayaquil e Guayas."

A crise na capital comercial do Equador se tornou um aviso para a América Latina, onde muitos países têm serviços de saúde fragilizados e alta taxa de desigualdade.

Na semana passada, as autoridades de Guayaquil começaram a distribuir milhares de caixões de papelão e criaram uma linha de apoio às famílias que precisam que cadáveres sejam removidos de suas casas.

Quase 70% dos casos de coronavírus do Equador estão concentrados na província de Guayas, que teve 5.777 do total nacional de 8.450 casos na sexta-feira (17).

As autoridades disseram que quase 30 mil testes de coronavírus foram administrados no país. Existem planos para aumentar a capacidade para 1.400 testes por dia.

No entanto, algumas autoridades regionais dizem que o número de mortos continuará aumentando. Andrés Guschmer, vereador de Guayaquil que lidera a luta contra o vírus na cidade, previu que o número de pessoas infectadas excederá os 35 mil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!