covid arrow-options
ROCHE LABS/DIVULGAÇÃO
O clamor por esse teste aumentou, apesar do fato de que, por se tratar de um novo vírus, ninguém sabe quanto tempo durará a imunidade


A gigante farmacêutica Roche desenvolveu um novo teste de anticorpos contra o coronavírus, que pretende lançar no Reino Unido no próximo mês.

O teste de anticorpos, que já foi utilizado na Alemanha, Coréia do Sul e Finlândia, é visto como uma maneira de os países saírem do bloqueio mostrando quem já teve a Covid-19 e, portanto, poderia ter um certo grau de imunidade.

A Roche, que tem sede na Suíça, diz que poderá produzir seus testes na ordem das dezenas de milhões de dólares até junho e, em seguida, aumentará a produção "o mais rápido possível".

Geoff Twist, diretor administrativo da Roche Diagnostics no Reino Unido e na Irlanda, disse: "A Roche Diagnostics vem trabalhando o tempo todo para desenvolver um teste de anticorpos de alta qualidade. Agora, estamos colaborando com órgãos de saúde pública para validar o novo teste de anticorpos e nosso objetivo é iniciar uma implementação em fases no Reino Unido a partir de meados de maio".

O governo do Reino Unido citou anteriormente os testes de anticorpos como uma rota possível para relaxar as restrições de movimento e distanciamento social, mas ainda precisa identificar os que são suficientemente precisos. Foram encomendados 3,5 milhões no mês passado, mas eles se mostraram inutilizáveis ​​porque não eram confiáveis.

Especialistas da Universidade de Oxford, que lideram o esforço de testes do Reino Unido, dizem que as melhores detectaram células do sistema imunológico apenas 70% das vezes, enquanto a precisão teria que estar mais próxima de 95% para que elas fossem aprovadas .

Anunciando seus planos nesta sexta-feira (17), a Roche não especificou a precisão de seu teste de sorologia Elecsys, mas um porta-voz disse que estava "confortável com os dados de alto desempenho que estamos vendo e compartilhará os detalhes mais perto do momento do lançamento".

    Veja Também

      Mostrar mais