A gigante farmacêutica Roche desenvolveu um novo teste de anticorpos contra o coronavírus, que pretende lançar no Reino Unido no próximo mês.
O teste de anticorpos, que já foi utilizado na Alemanha, Coréia do Sul e Finlândia, é visto como uma maneira de os países saírem do bloqueio mostrando quem já teve a Covid-19 e, portanto, poderia ter um certo grau de imunidade.
A Roche, que tem sede na Suíça, diz que poderá produzir seus testes na ordem das dezenas de milhões de dólares até junho e, em seguida, aumentará a produção "o mais rápido possível".
Você viu?
Geoff Twist, diretor administrativo da Roche Diagnostics no Reino Unido e na Irlanda, disse: "A Roche Diagnostics vem trabalhando o tempo todo para desenvolver um teste de anticorpos de alta qualidade. Agora, estamos colaborando com órgãos de saúde pública para validar o novo teste de anticorpos e nosso objetivo é iniciar uma implementação em fases no Reino Unido a partir de meados de maio".
O governo do Reino Unido citou anteriormente os testes de anticorpos como uma rota possível para relaxar as restrições de movimento e distanciamento social, mas ainda precisa identificar os que são suficientemente precisos. Foram encomendados 3,5 milhões no mês passado, mas eles se mostraram inutilizáveis porque não eram confiáveis.
Especialistas da Universidade de Oxford, que lideram o esforço de testes do Reino Unido, dizem que as melhores detectaram células do sistema imunológico apenas 70% das vezes, enquanto a precisão teria que estar mais próxima de 95% para que elas fossem aprovadas .
Anunciando seus planos nesta sexta-feira (17), a Roche não especificou a precisão de seu teste de sorologia Elecsys, mas um porta-voz disse que estava "confortável com os dados de alto desempenho que estamos vendo e compartilhará os detalhes mais perto do momento do lançamento".