Ainda não há detalhes suficientes sobre como isso funcionaria na Austrália para saber quais são as implicações
Reprodução
Ainda não há detalhes suficientes sobre como isso funcionaria na Austrália para saber quais são as implicações


O governo australiano planeja lançar um aplicativo, em breve, para tentar  automatizar o rastreamento de contatos de coronavírus e permitir o alívio das restrições de isolamento. Segundo o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, o software - que está sendo analisado pela Diretoria de Sinais da Austrália - seria semelhante ou baseado no modelo da empresa Singapore TraceTogether.

Esse modelo funciona usando Bluetooth para  registrar  qualquer pessoa que se aproxime de outra que também tenha o programa instalado. Nesse caso, IDs anônimos são compatilhados, armazenados e criptografados nos celulares durante 21 dias.

Se alguém estiver infectado com coronavírus , as autoridades poderão fazer um upload da lista de IDs anônimos nos últimos 14 dias para rastreamento de contato. A versão do aplicativo em Singapura coleta números de celulares que não são enviados a todos os usuários, apenas aos proprietários do aplicativo e ao departamento de saúde. 

De acordo com o primeiro-ministro australiano, o consentimento dos cidadãos seria a chave para o uso do aplicativo. A declaração indica que a medida não seria obrigatória, e as pessoas compartilhariam informações através do software apenas se quisessem. A versão do aplicativo em Singapura permite que as pessoas enviem um e-mail ao governo para que seu celular e ID sejam excluídos do servidor.

Você viu?

O gabinete nacional australiano disse, nesta quinta-feira (16), que o app pode ser uma ferramenta valiosa "se os números aumentarem e o aplicativo for amplamente aceito".

Não está claro qual porcentagem da população precisaria usá-lo para que o governo o considerasse bem-sucedido, mas alguns estimam que seria necessário um aproveitamento de cerca de 50% dos usuários de celulares.

Também não há detalhes suficientes sobre como ele funcionaria na Austrália para saber quais serão as implicações. Morrison afirmou que está pressionando para que a versão australiana tenha mais proteções à privacidade do que o modelo de Singapura.

"A razão pela qual  não estamos prontos é que ainda estamos trabalhando para garantir que o aplicativo atenda às proteções de privacidade, que são robustas e necessárias ao contexto australiano."

Especialistas em privacidade alertaram que o aplicativo precisa ser mais descentralizado , para que os servidores centrais que armazenam os IDs não se tornem alvos para possíveis hackers.

O ministro dos Serviços Governamentais, Stuart Robert, citou que o aplicativo estava passando por uma avaliação de impacto com a ajuda do Australian Cyber ​​Security Center. Quando pressionado para obter mais detalhes, ele não quis mais comentar sobre o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!