Merkel anuncia algumas restrições, mas o bloqueio da Alemanha permanece em vigor até maio
World Economic Forum/Ciaran McCrickard
Merkel anuncia algumas restrições, mas o bloqueio da Alemanha permanece em vigor até maio



A chanceler Angela Merkel, da Alemanha, anunciou, nesta quarta-feira (15), planos para um afrouxamento gradual e cauteloso de medidas rigorosas de coronavírus, com algumas pequenas lojas autorizadas a abrir a partir de segunda-feira (20), mas com restrições.

Merkel alertou que as regras estritas de distanciamento social que proíbem o contato entre mais de duas pessoas que não são da mesma casa permanecerão em vigor. As escolas também ficarão fechadas por mais três semanas, disse a chanceler. "Conseguimos algo", disse Merkel, "algo que nunca foi falado no início."

Uma estratégia de testes generalizados e precoces e um grande número de leitos de terapia intensiva foram identificados como duas razões para um número de mortes relativamente baixo na Alemanha. Os testes também têm o objetivo de "rastrear todas as cadeias de infecção".

O afrouxamento das restrições ocorre logo depois que o governo divulgou que a economia estava caminhando para uma recessão acentuada e um aumento no desemprego.

Em suas declarações, Merkel citou que, com efeito imediato, o governo alemão também está " urgentemente " recomendando o uso de máscaras em espaços públicos fechados, como lojas e transporte público.

Você viu?

O número de infecções na Alemanha ficou em 136.616 , o terceiro maior número de mortes na Europa depois da Espanha e da Itália. Mas o número de mortes, 3.428, permaneceu notavelmente baixo.

Após a reavaliação do número de novos casos no final de abril, outras restrições poderão ser consideradas, se o número de novas infecções não crescer. A partir das séries mais altas, as escolas poderiam reabrir gradualmente a partir de 4 de maio, assim como as lojas maiores.

Restaurantes e bares terão que esperar mais, e grandes eventos, como partidas de futebol permanecem proibidos até 31 de agosto. Os serviços religiosos também estarão suspensos por enquanto.

Merkel agradeceu aos cidadãos por obedecerem a regras de isolamento social, enfatizando que o relativo sucesso da Alemanha foi devido à sua cooperação. Mas ela alertou contra uma falsa sensação de segurança, chamando o resultado de "um sucesso intermediário frágil", que pode ser revertido rapidamente.

"Não temos muito espaço de manobra, mas precisamos continuar agora de uma maneira muito concentrada", finalizou ela.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!