missil
Arquivo
Lançamento de míssil por militares da Coreia do Norte. Imagem de arquivo

A Coreia do Norte disparou na manhã desta terça-feira (14) uma série de "projéteis de curto alcance", de acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul. Segundo Seul, a operação aconteceu na costa oriental do país vizinho, perto da cidade de Munchon, às 7h (horário local). Os projéteis voaram por cerca de 150 quilômetros antes de cair no Mar do Japão e seriam mísseis de superfície antinavio.

O novo disparo foi feito na véspera do aniversário de Kim Il-sung, avô do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Em 1º de janeiro de 2020, Kim já havia anunciado o fim da moratória em testes de armas nucleares e mísseis balísticos, o que pode reabrir a espiral de tensão com os Estados Unidos.

Leia também: Coreia do Sul fornece cestas básicas para cidadãos em quarentena

Ele havia dado prazo até 31 de dezembro para Washington apresentar uma nova abordagem nas tratativas. Os testes nucleares e balísticos estavam suspensos por conta das negociações com os EUA para desnuclearizar a península, mas as conversas seguem travadas desde fevereiro de 2019, quando o presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral em Hanói, no Vietnã.

O último teste de míssil balístico na Coreia do Norte ocorreu em novembro de 2017, com um projétil intercontinental capaz de chegar ao território americano. Desde então, o regime de Pyongyang lançou apenas armas de curto alcance.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários