Mais de 10 mil brasileiros já voltaram para casa durante pandemia
XINHUA / ASSOCIATED PRESS
Mais de 10 mil brasileiros já voltaram para casa durante pandemia

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo , disse nesta quarta-feira que ainda há 5,8 mil brasileiros no exterior à espera de repatriação depois que diversos países fecharam seus espaços aéreos para impedir o avanço do novo coronavírus. Desse total, pelo menos 1,5 mil estão em Portugal , segundo o ministro.

Araújo disse que o número de brasileiros fora do país por conta do novo coronavírus chegou a 16 mil , logo após blocos como a União Europeia e países como os Estados Unidos fecharem suas fronteiras e seus espaços aéreos para voos internacionais.

Desde então, aproximadamente 10 mil deles já foram repatriados , a maioria em voos comerciais. Ernesto disse que, nos casos em que os voos comerciais não forem possíveis, o governo federal irá fretar aeronaves para retirar grupos de brasileiros que não conseguem retornar ao país por conta das restrições à movimentação de pessoas impostas por países estrangeiros.

"A partir dos últimos dias, começamos a trabalhar com voos charter (fretados), pagando os voos para trazer brasileiros em situações onde não era mais disponível a situação de voo comercial", afirmou.

Ernesto citou o caso de 150 brasileiros que estavam no Equador e retornaram em um voo fretado pelo governo brasileiro. Ele mencionou ainda um outro voo, oriundo da África do Sul , que chegaria ao país trazendo aproximadamente 300 brasileiros.

O ministro disse que as representações diplomáticas do Brasil no exterior (consulados e embaixadas) estão trabalhando para orientar os brasileiros que precisem de auxílio para retornar ao país e que vem mantendo diálogo com chanceleres de diferentes países para obter as autorizações de sobrevoo que as aeronaves precisam para viajar ao Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!