Itália deve sofrer com mais mortes nos próximos dias
Reprodução
Itália deve sofrer com mais mortes nos próximos dias

O planeta aguarda o pico da epidemia do novo coronavírus na Itália, que nesta quarta-feira bateu o recorde de mortes em um único dia em um país, com 475 novas vítimas fatais. Na Universidade de Gênova, uma equipe de especialistas em contágio e ciência da computação desenvolveu um modelo que prevê que o auge da pandemia no país será entre 23 e 25 de março. O método, segundo eles, até agora demonstrou confiabilidade na evolução da Covid-19, "com uma margem de erro aceitável".

Leia também: Pela 1ª vez, China não registra nenhum novo caso de contágio local da Covid-19

Ao decretar na noite de 11 de março o confinamento total do país até 25 de março, o chefe de governo Giuseppe Conte havia estimado em "duas semanas" o tempo necessário para que as medidas mostrassem um primeiro resultado. Desde então as autoridades reportaram 4.207 casos de novas infecções. 

Com o aumento de infectados, o governo italiano ameaçou na quarta-feira proibir todos os exercícios ao ar livre.

"Atingir o pico não significa que saímos da emergência, mas apenas que a epidemia começou a desacelerar e que, alguns dias depois, atingiremos o ponto de saturação das unidades de terapia intensiva, com desequilíbrios regionais significativos", explica Flavio Tonelli, professor de simulação de sistemas complexos da Universidade de Gênova, que participou da elaboração do algoritmo.

O Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, na sigla em italiano), por sua vez, prevê também uma "redução significativa" na taxa de crescimento de casos positivos em seis ou sete dias na Lombardia, a região mais afetada da Itália com mais de 1.600 mortes e confinada desde 8 de março.

Nesta quarta-feira, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, anunciou a instalação de um hospital provisório em dois pavilhões da Feira de Milão para tratar pacientes contaminados e  pediu aos profissionais de saúde recém-aposentados que retornem ao trabalho e ajudem colegas sobrecarregados pela crise. A região continua sendo a mais atingida pela pandemia, com um total de 1.959 mortes, conforme último balanço.

Leia também: Brasil tem 428 casos confirmados do coronavírus, diz ministério da Saúde

Você viu?

Observando que um aumento de casos está ocorrendo nas regiões do sul, onde muitos italianos do norte saíram após o anúncio das medidas de contenção, o CNR estimou em comunicado divulgado na terça-feira que a estabilização do número de pessoas infectadas "acontecerá entre 25 de março e 15 de abril".

"Essas estimativas estão sujeitas a uma grande incerteza devido a vários fatores em jogo e devem ser permanentemente recalibradas com base nos dados disponíveis e nas mudanças de comportamento das pessoas como resultado de decretos do governo", analisa o CNC.

Grande incerteza

Outros especialistas, no entanto, preferem não cravar uma data. Para o físico Giorgio Sestili, "há uma grande incerteza".

"Algumas análises falam de um pico entre 25 de março e 15 de abril, mas ainda existem muitas variáveis que devem ser levadas em consideração. É muito importante continuar o confinamento total e evitar os focos no centro e no sul", explicou ele nesta quarta-feira ao jornal Avvenire.

Segundo o diretor do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Superior de Saúde, Giovanni Rezza, "falar sobre o pico da epidemia em nível nacional não faz sentido". 

"Temos que ver de que parte da Itália estamos falando, porque na Lombardia estamos em uma situação de incidência máxima nas áreas de Brescia e Bergamo, enquanto o pior já aconteceu na região de Lodi (primeiro foco da epidemia na Itália. É impossível fazer previsões porque a epidemia está crescendo em lugares diferentes. A fuga de dezenas de milhares de pessoas para o sul poderia causar um aumento no número de casos nesta semana", explicou na Radio Capitale na terça-feira.

Leia também: Câmara aprova decreto de calamidade pública pelo novo coronavírus

O epidemiologista da Universidade de Pisa, Pierluigi Lopalco, concorda: "Aqueles que dizem que teremos um desvio da curva de casos após 25 de março, 6 de abril ou 15 de maio têm um bola de cristal. Os modelos de previsão Covid-19 são como previsões do tempo. Eles funcionam 24 horas antes; são bons em 48 horas, mas não são confiáveis após 72 horas", afirmou no Twitter.

"Não sei se as medidas serão estendidas para além de 3 de abril. Tomaremos uma decisão com base nos números e eventos. Não posso descartá-la. Veremos nos próximos dias", anunciou nesta quarta-feira a ministra da Infraestrutura, Paola De Micheli.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!