Brasileiros estão presos no Peru após fechamento das fronteiras
Arquivo pessoal/ Max Miller Miranda
Brasileiros estão presos no Peru após fechamento das fronteiras


A Embaixada do Brasil no Peru anunciou, nesta quinta-feira (19), que conseguiu a liberação de dois voos para buscar parte dos brasileiros impedidos de sair no Peru em razão do fechamento das fronteiras do país para conter o coronavírus . De acordo com o comunicado, um voo da Gol e outro da Latam chegarão ao aeroporto Jorge Chávez, em Lima, na sexta-feira (20), trazendo peruanos que estavam no Brasil. Depois, elea partem para Guarulhos com os brasileiros.

Os turistas passam por dificuldades desde domingo (15), quando o presidente peruano, Martin Vízcarra , decidiu fechar as  fronteiras e decretar quarentena obrigatória. Expulsos de hotéis e impedidos de se locomover nas ruas pelo Exército, os brasileiros estão pagando aluguel para ficar em casas de peruanos.

Na segunda-feira, o governo do Peru autorizou a saída de todos os turistas do país, mas o Brasil demorou para fechar as negociações com as companhias aéreas. O acordo foi contornado em ação conjunta do Ministério do Turismo e do Itamaraty.

Leia também: Governo federal manda fechar fronteiras com oito países da América do Sul

“Estamos diuturnamente trabalhando para encontrar soluções para auxiliar centenas de brasileiros que estão fora do país e precisam retornar para junto de suas famílias nesse momento difícil por qual passamos. Tenho certeza que essa será a primeira de uma série de ações bem sucedidas nesse sentido e que logo passaremos por esse período de tormenta”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Incerto

Os dois voos ainda não vão repatriar todos os brasileiros, até porque são 3.770, segundo o serviço de migrações do governo peruano. Aqueles que estão em Cuzco, por exemplo, ainda não têm prazo para conseguirem a saída, uma vez que não consegue se locomover até a capital, em razão da quarentena. A Embaixada promete liberar novos voos em breve.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!