Primeiro-ministro da Irlanda Leo Varadkar
Wikimedia Commons/ William Murphy
Primeiro-ministro da Irlanda Leo Varadkar

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou nesta quinta-feira (20) a sua renúncia ao cargo, após o seu partido ter sofrido uma dura derrota nas eleições legislativas do país.

Mesmo tendo apresentado seu pedido de renúncia ao presidente da Irlanda , Michael Higgins, o premier afirmou que seguirá interinamente no cargo até a formação de um novo governo. Até o momento, nenhum nome de um possível sucessor emergiu para líderar o país.

A saída de Varadkar era esperada, já que seu partido Fine Gael (FG) ficou em terceiro nas eleições, atrás das legendas Sinn Fein e Fianna Fail (FF). No entanto, nenhum dos partidos conseguiu maioria. No momento, as conversas entre as legendas para a formação de uma possível coalização estão paralisadas.

Na eleição na Irlanda , o candidato que recebeu mais votos foi Mary Lou McDonald, líder do Sinn Fein, que somou 45. No entanto, ela ficou longe dos 80 necessários para ter maioria parlamentar.

Micheál Martin, do Fianna Feil, recebeu 41 votos, mas poderia ser eleito como novo primeiro-ministro da Irlanda caso conseguir o apoio do Fine Gael. Os Verdes, quarta força política, também poderiam desempenhar papel fundamental.

    Veja Também

      Mostrar mais