Dois aviões fretados pelos Estados Unidos (EUA) partiram do Japão nesta segunda-feira (17), transportando 328 americanos que estavam no Diamond Princess, navio mantido em regime de quarentena perto de Tóquio em consequência da disseminação do novo coronavírus .
Leia também: Coronavírus transforma papel higiênico em item valioso e alvo de ladrões
Você viu?
No aeroporto de Haneda, da capital japonesa, funcionários em traje especial de proteção eram vistos colocando bagagens na aeronave e escoltando passageiros, que haviam sido transportados até o aeroporto em ônibus das Forças de Autodefesa do Japão, após o desembarque do navio.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, até ontem (16) estava confirmado o contágio de 355 passageiros e tripulantes do cruzeiro . Desse total, 18 homens e mulheres com idade entre 60 e 80 anos encontram-se em estado grave e mais da metade são mantidos em unidade de tratamento intensivo. Também seria grave o estado de uma pessoa com infecção não confirmada.
Leia também: Coronavírus: mais países decidem resgatar seus cidadãos de cruzeiro
O ministério planeja submeter a exame todas as pessoas ainda a bordo do Diamond Princess e autorizar, a partir de quarta-feira (19), o desembarque dos que tiverem resultado negativo. Quem receber resultado negativo, mas tiver ficado em um mesmo quarto com alguém infectado terá de permanecer a bordo por mais duas semanas após a saída do quarto do indivíduo com resultado positivo.
*Emissora pública de televisão do Japão