Pete Buttigieg é o pré-candidato mais jovem na corrida democrata pelas eleições de 2020
Reprodução/The Washington Post
Pete Buttigieg é o pré-candidato mais jovem na corrida democrata pelas eleições de 2020

Tanto Bernie Sanders quanto Pete Buttigieg, pré-candidatos democratas à presidência dos Estados Unidos, anunciaram ainda na segunda-feira (3) vantagem nas urnas do caucus do estado americano de Iowa . A votação foi  marcada por uma confusão e os resultados oficiais ainda não foram divulgados.

Os dois pré-candidatos afirmaram ter dados não oficiais e parciais que indicavam suas vitórias no estado. Eles estavam bem posicionados nas pesquisas realizadas antes da votação. Sanders figurava em primeiro lugar e o prefeito Pete em terceiro.

“Iowa, vocês chocaram a nação. Segundo todas as indicações, vamos para New Hampshire vitoriosos”, escreveu Pete Buttigieg no Twitter. Em discurso para seus apoiadores, Bernie Sanders afirmou que tinha um “bom pressentimento” de que iria “muito, muito bem” em Iowa. Ele também divulgou informações de que teria recebido 28,62% dos votos, seguido por Pete, com 25,71%, Elizabeth Warren (18,42%) e Joe Biden (15,08%).

Outros pré-candidatos também se manifestaram, ainda que menos enfaticamente. Elizabeth Warren disse que essa é uma disputa longa e Amy Klobuchar afirmou que conseguiu mais delegados do que o esperado. Joe Biden também se referiu aos delegados e disse que sairá de Iowa com parte deles.

Ainda na noite de ontem, o líder do Partido Democrata em Iowa, Troy Price, declarou tarde da noite que os resultados sairiam apenas hoje devido a "inconsistências" na apuração. A votação é a primeira para definir qual dos democratas deve competir com o candidato republicano no pleito à Casa Branca.

Leia também: Bolívia: Proibido de disputar Presidência, Morales lança candidatura ao Senado

Donald Trump, por sua vez, criticou a realização do caucus . “Foi um desastre total. Nada funcionou, igual a como eles governaram o país", disse. "A única pessoa que pode reivindicar uma grande vitória em Iowa na noite passada é Trump", escreveu o presidente, em seu perfil no Twitter.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!