Tamanho do texto

Aeronave foi abatida com 176 pessoas a bordo no último dia 8 pelo sistema de defesa do país. Disparos foram a uma distância de 12 quilômetros

Captura de tela do vídeo arrow-options
Reprodução
Mísseis foram disparados com diferença de 30 segundos

Imagens exclusivas de uma câmera de segurança revelam que o avião ucraniano com 176 pessoas a bordo abatido por engano pelo Irã no último dia 8 de janeiro foi atingido por dois mísseis , disparados com um intervalo de 30 segundos, informou o jornal americano The New York Times  nesta terça-feira (14).

De acordo com a publicação, os foguetes foram lançados de uma base iraniana a cerca de 12 quilômetros da aeronave. O jornal NYT afirmou ter atestado a veracidade das imagens que circulam nas redes sociais e em meios de comunicação.

Leia também: Míssil cai perto de base aérea que abriga americanos em Bagdá

Na imagens é possível ver os mísseis sendo lançados do lado direito do vídeo e atingindo o avião do lado esquerdo. Já no fim, um clarão fica visível no momento da explosão da aeronave e ela começa a cair em direção ao lado esquerdo.

O novo vídeo também mostra por qual motivo o transponder da aeronave parou de funcionar antes de ser atingido pelo segundo míssil. O avião da Ukraine International Airlines levava 176 pessoas e foi abatido pelo sistema de defesa antiaérea do Irã, que o confundiu com um míssil americano.

Leia também: Líderes do Irã enfrentam indignação pública após derrubada de avião

O governo iraniano admitiu o erro "desastroso" e prometeu punir os responsáveis. Todos a bordo morreram, incluindo 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães. Hoje, o Irã anunciou a prisão de "algumas pessoas" no inquérito sobre o abatimento do voo 752.

A tragédia ocorreu em meio à escalada de tensão entre os Estados Unidos e Irã, que na mesma madrugada lançou mísseis contra duas bases militares dos EUA no Iraque, em resposta à morte do general Qassem Soleimani.

Assista ao vídeo: