Tamanho do texto

Comunicado divulgado nesta terça aconselha turistas a não visitarem favelas, cidades satélites de Brasília e áreas de fronteira

amontoado de casas em favela do rio de janeiro arrow-options
Chensiyuan / Creative Commons
Segundo EUA, favelas brasileiras devem ser evitadas pelos turistas

O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o nível de alerta para turistas americanos que viajam para o Brasil. De acordo com o órgão, a medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes principalmente em favelas, nas cidades satélites de Brasília e em áreas de fronteira.

Comunicado divulgado nesta terça-feira (14) aconselha aos turistas a não visitarem "empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e/ ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes".

Leia também: Turista suíço baleado no Rio de Janeiro continua em estado grave

Segundo o órgão, também não é aconselhado a ida de turistas para as cidades satélites de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá durante o horário noturno.

O conselho também vale para quase toda a região de fronteira do Brasil: "quaisquer áreas a menos de 150 km/ 100 milhas das fronteiras terrestres do Brasil com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai". O alerta só não vale para o Parque Nacional de Foz do Iguaçu ou ao Parque Nacional do Pantanal, como ressalta a nota.