Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Reprodução/Twitter/NicolasMaduro
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

 A Organização das Nações Unidas ( ONU ) anunciou que a Venezuela e outros seis países perderam seu direito a voto em 2020 por causa de dívidas relativas a suas contribuições para a entidade.

Além da Venezuela, a lista também inclui Gâmbia, Lesoto e República Centro-Africana, na África; Tonga, na Oceania; e Iêmen e Líbano, no Oriente Médio. O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse que outros três países - Comoros, São Tomé e Príncipe e Somália, todos na África - também estão em atraso, mas manterão o direito a voto até setembro.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela , Jorge Arreaza, pediu para a ONU voltar atrás na decisão e disse que o atraso nas contribuições do país se deve às sanções impostas pelos Estados Unidos.

"O embargo financeiro dos EUA fechou os caminhos bancários à disposição do Estado venezuelano para honrar seus pagamentos, violando abertamente o direito internacional", afirmou o chanceler no Twitter.

A ONU pode suspender o direito a voto de membros que deixem de pagar suas contribuições em pelo menos dois anos consecutivos, desde que a situação não dependa de causas de força maior reconhecidas pela própria entidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!