Cinco pessoas foram esfaqueadas dentro da casa de um rabino no Condado de Rockland, em Nova York, na noite do sábado (28). Segundo a polícia, um grupo se reunia na sétima noite do Hanucá, um dos períodos mais importantes para a religião judaica, quando um homem invadiu o local e atacou diversas pessoas.
"Por volta das 21h50 uma ligação relatando um esfaqueamento
em massa chegou", disse a polícia local em nota. Os oficiais afirmaram que todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região. O ataque ocorreu a cerca de 50 quilômetros da capital de Nova York.
Leia também: Manifestantes continuam nas ruas após ataque matar 17 no Iraque
Segundo o jornal norte-americano The Guardian, dois dos feridos estão em estado crítico. Todos os atingidos eram fiéis do judaísmo chassídico e estavam em momento de celebração religiosa dentro da casa do líder L. Rotterberg, que fica ao lado de uma sinagoga.
O suspeito fugiu do local em um carro, mas foi perseguido e capturado pela polícia poucas horas depois. A identidade dele não foi revelada.
“Esse foi um ato desprezível e covarde e eu estou enviando uma força-tarefa da Polícia de Crimes de Ódio para investigar imediatamente e usar todas as ferramentas disponíveis para que o responsável pelo crime receba todas as punições legais", afirmou em nota o governador do estado, Andrew Cuomo. O ataque se soma a uma série de ofensivas antissemitas em Nova York no ano de 2019.