Em pouco mais de dois meses, este foi o segundo discurso da rainha no Parlamento
Divulgação
Em pouco mais de dois meses, este foi o segundo discurso da rainha no Parlamento

A principal prioridade do premier britânico, Boris Johnson, é concluir o Brexit até 31 de janeiro e então negociar um acordo de livre comércio com a União Europeia e outras economias de liderança global, disse a rainha Elizabeth nesta quinta-feira na cerimônia de abertura do novo Parlamento. Após a vitória de Johnson nas eleições de semana passada, a rainha listou seus planos de governo, dentre eles o aumento de recursos para o Sistema Nacional de Saúde (NHS) em 33,9 bilhões de libras até 2024, e punições mais duras para terroristas, com pena mínima de 14 anos para envolvidos em ataques, dentre outras medidas.

Leia também: Laboratório do Brasil pode ser solução para fim da fome e cura de doenças graves

"Meus ministros vão buscar um relacionamento futuro com a União Europeia baseado em um acordo de livre comércio que beneficie todo o Reino Unido . Também vão iniciar negociações comerciais com outras economias líderes globais", afirmou a rainha.

Elizabeth II também falou, sem dar detahes, sobre uma lei de espionagem, que iria “prover os serviços de segurança com as ferramentas que eles precisam para desmantelar atividades hostis” e propostas para ampliar o tempo de prisão em casos de crimes violentos e sexuais, e o plano de exigir documento com foto na hora de votar em eleições.

O discurso foi bastante similar ao de outubro, quando se iniciou outra legislatura, suspensa pouco depois, pois o Parlamento decidiu antecipar as eleições. Nas duas ocasiões, a monarca afirmou que sair da União Europeia era uma prioridade do governo e que uma nova lei de imigração tiraria as vantagens de cidadãos do bloco, hoje com livre trânsito.

Você viu?

A cerimônia , uma tradição no Reino Unido, simboliza o início de uma nova legislatura. Este ano, no entanto, no segundo discurso em pouco mais de dois meses, não houve carruagens puxadas por cavalos ou desfile pelas ruas de Londres . Os trajes de cerimônia também não foram usados — no lugar da coroa, a rainha usava um chapéu. De acordo com o site oficial do Parlamento, a cerimônia menos pomposa pompa aconteceu devido às “circunstâncias únicas das eleições gerais” e devido “à proximidade do Natal” — a rainha quer ir o mais rapidamente possível para a casa de campo em Sandringham, onde habitualmente passa as férias nessa época do ano.

Johnson mostrou ao longo da campanha sua intenção de tentar satisfazer as demandas dos eleitores no norte e no centro do país, que quebraram sua tradição de apoiar o Partido Trabalhista para apoiá-lo. Por isso, estavam além da sua prioridade número de “fazer o Brexit”, promessas como a de aumentar o financiamento do serviço de saúde, julgamentos por crimes violentos e por mais direitos trabalhistas. Chamando o programa de seu governo de “o discurso da rainha mais radical de uma geração”, Johnson também esboçou um plano ambicioso que anula os anos de austeridade econômica que seu Partido Conservador.

Leia também: Bolsonaro insinua armação de Witzel em operação contra Flávio e ex-assessores

Ele descartou qualquer extensão além de 2020 para o período de transição para negociar um acordo de livre comércio com a UE , ao mesmo tempo que sugeriu que manteria negociações comerciais com outros países.

"Nossa primeira tarefa é finalizar o Brexit e deixaremos a UE no final de janeiro", disse após o discurso da rainha, que define o programa de seu governo para marcar o início de um novo parlamento. "Vamos libertar o país do estrangulamento da indecisão, restaurando a confiança de pessoas e empresas".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!