Relatório dos EUA alerta sobre ameaça remanescente do grupo Estado Islâmico
Reprodução
Relatório dos EUA alerta sobre ameaça remanescente do grupo Estado Islâmico

Um relatório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos adverte que o grupo militante Estado Islâmico ainda pode ter capacidade de atacar o ocidente, apesar da morte de seu líder Abu Bakr al-Baghdadi, durante uma investida militar dos Estados Unidos realizada em outubro.

Leia também: Polícia da Bolívia reprime marcha que velava manifestantes mortos; veja vídeo

Dados do relatório, divulgado na última terça-feira (19), foram reunidos em um documento pelo Escritório do Inspetor Geral, do Departamento de Defesa, para serem submetidos ao congresso. O relatório é o resultado de uma investigação de quatro meses sobre as operações militares dos Estados Unidos que visaram ao grupo Estado Islâmico .

O relatório observa que a morte de Baghdadi foi um golpe significativo no grupo, mas provavelmente não vai acabar com a ameaça que ele representa. O relatório acrescenta que o grupo se aproveitou da incursão turca na Síria no mês passado, cujo alvo eram as forças curdas, e da retirada de soldados dos Estados Unidos que se encontravam posicionadas no norte da Síria.

Leia também: Na Tailândia, papa Francisco pede cooperação em questões de migração

O relatório acrescenta que essa situação estaria ajudando o  Estado Islâmico  a reconstituir a capacidade e os recursos dentro da Síria, e fortalecendo sua habilidade para planejar ataques em outros países.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!