Tamanho do texto

Descoberta pode ampliar reservas do no país em cerca de 30%. O campo descoberto por engenheiros pode ter até 53 bilhões de barris de petróleo

Agência Brasil

bandeira do irã arrow-options
(Handout/Getty Images
Usina Nuclear no Irã

O presidente do Irã , Hassan Rouhani, anunciou a descoberta de um grande campo de petróleo que poderá ampliar as reservas conhecidas do país em cerca de 30%.

Rouhani disse, nesse domingo (10), que engenheiros iranianos descobriram um grande campo com 53 bilhões de barris de petróleo . Acrescentou que o campo de petróleo na província sudoeste do país, Khuzestan, cobre uma área de 2,4 mil quilômetros quadrados.

Leia também: Terremoto no Irã deixa pelo menos 5 mortos e mais de 300 feridos

A BP, gigante britânico do setor de petróleo, declarou que até o fim de 2018 o Irã ocupava o quarto lugar no mundo em reservas de petróleo, com total estimado de 155,6 bilhões de barris .

Se a dimensão na nova reserva de petróleo vier a ser comprovada, o volume elevaria a posição do país para logo depois da Venezuela e Arábia Saudita.

O anúncio surgiu no momento em que o Irã luta para vender seu petróleo no exterior, em meio às sanções impostas pelos Estados Unidos.

Leia também: EUA criticam retomada de enriquecimento de urânio no Irã 

O país, aparentemente, está fazendo um apelo à comunidade internacional no sentido de reconfirmar sua importância como fornecedor de petróleo, numa tentativa de disseminar ressentimentos contra os Estados Unidos.

*Emissora pública de televisão do Japão