Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina
Reprodução/Twitter/alferdez
Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina

Minutos após o Supremo Tribunal Federal ( STF ) ter encerrado o julgamento que pôs fim à condenação em segunda instância  o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, publicou uma mensagem em sua conta na rede social Instagram afirmando que “valeu a pena a luta de tantos anos. Lula livre amanhã!”.

Leia também: Primeiro ato de Lula após ser solto será em frente à PF de Curitiba

Após saber do resultado da votação, o futuro presidente da Argentina , que assumirá o cargo em 10 de dezembro, se comunicou através do WhatsApp com dirigentes amigos do PT. "Sabemos que ele está muito feliz e satisfeito", comentou uma fonte do partido, que pediu para não ser identificada.

Durante a campanha, Fernández visitou Lula na prisão, em Curitiba, e em muitos de seus pronunciamentos defendeu a liberdade do ex-presidente brasileiro, a quem considera um preso político. Essa posição foi expressada em seu primeiro discurso como presidente eleito, atitude que foi questionada pelo governo brasileiro e levou o presidente Jair Bolsonaro a decidir não parabenizar Fernández pelo triunfo na disputa com Mauricio Macri , um de seus mais fortes aliados na região. À posse do novo presidente argentino o governo brasileiro enviará o ministro da Cidadania, Osmar Terra .

Você viu?

Leia também: Moro na 'mira', apoio da Argentina e nova oposição: os próximos passos de Lula

A tensão entre Bolsonaro e Fernández elevou-se nos últimos dias com a postagem por parte do chefe de Estado brasileiro de informações posteriormente negadas pelas companhias envolvidas sobre a transferência de três empresas da Argentina para o Brasil. O presidente brasileiro pediu desculpas por ter publicado informações incorretas. Paralelamente, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-PT), aprovou uma moção de repúdio ao presidente eleito da Argentina, entre outros motivos, por “ativismo político”.

Leia: Os argumentos de cada ministro do STF no julgamento que mudou entendimento sobre prisão após segunda instância

Nesta sexta-feira (8), começa em Buenos Aires a reunião do Grupo de Puebla, formado em meados do ano no México. Lula integra o grupo com outros 30 dirigentes latino-americanos, entre eles Fernández.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!