Pareciam cenas de um filme de ficção científica, mas as imagens que se espalharam pelas redes sociais no último final de semana eram muito reais: devido aos focos de queimadas, o céu da Indonésia ficou vermelho.
Leia também: Mulher que reclamou de violência em entrevista é presa por roubo 18 dias depois
Fotos e vídeos da província de Jambi, localizada na ilha Indonésia de Sumatra, mostraram a coloração incomum do céu causada pelos gases tóxicos liberados pela queima de diversos hectares de florestas da região.
"Fiquei muito surpresa quando vi que o céu estava vermelho . Ficou tudo muito escuro, o vento soprava com muita força. Nós tínhamos a sensação de estarmos em outro planeta", afirmou a Ayu Putri Wijianti, professora de uma escola primária em Jambi, em entrevista ao jornal britânico The Guardian nesta terça-feira (24).
Ayu foi a responsável por uma das filmagens que ganhou grande repercusssão nas redes sociais. Ela afirmou que o vídeo não foi editado e que apenas mostrava como estava a situação no momento em que o céu mudou de cor.
Conforme explica o Instituto de Meteorologia , Climatologia e Geofísica da Indonésia, o fenômeno que deixou a atmosfera terrestre parecida com a de Marte é conhecido como 'Teoria de Mie' (Mie Scattering)e que a coloração vermelha acontece quando as micropartículas de poluentes no ar estão em igual número no espectro vísivel dos raios solares.
Leia também: Flordelis terá que dar explicações sobre adoções irregulares nesta quarta-feira
As queimadas têm se tornado um grande problema na Indonésia , causando inclusive mortes e o fechamento de aeroportos. Na última segunda (23), a Agência de Avaliação de Desastres Naturais do país revelou que mais de um milhão de pessoas estão sofrendo com problemas respiratórios devido aos incêndios.