Coloração incomum foi causada pelas queimadas na região
Reprodução/Twitter
Coloração incomum foi causada pelas queimadas na região

Pareciam cenas de um filme de ficção científica, mas as imagens que se espalharam pelas redes sociais no último final de semana eram muito reais: devido aos focos de queimadas, o céu da Indonésia ficou vermelho.

Leia também: Mulher que reclamou de violência em entrevista é presa por roubo 18 dias depois

Fotos e vídeos da província de Jambi, localizada na ilha Indonésia de Sumatra, mostraram a coloração incomum do céu causada pelos gases tóxicos liberados pela queima de diversos hectares de florestas da região.

"Fiquei muito surpresa quando vi que o céu estava vermelho . Ficou tudo muito escuro, o vento soprava com muita força. Nós tínhamos a sensação de estarmos em outro planeta", afirmou a Ayu Putri Wijianti, professora de uma escola primária em Jambi, em entrevista ao jornal britânico The Guardian nesta terça-feira (24).

Você viu?

Ayu foi a responsável por uma das filmagens que ganhou grande repercusssão nas redes sociais. Ela afirmou que o vídeo não foi editado e que apenas mostrava como estava a situação no momento em que o céu mudou de cor.

Conforme explica o Instituto de Meteorologia , Climatologia e Geofísica da Indonésia, o fenômeno que deixou a atmosfera terrestre parecida com a de Marte é conhecido como 'Teoria de Mie' (Mie Scattering)e que a coloração vermelha acontece quando as micropartículas de poluentes no ar estão em igual número no espectro vísivel dos raios solares.

Leia também: Flordelis terá que dar explicações sobre adoções irregulares nesta quarta-feira

As queimadas têm se tornado um grande problema na Indonésia , causando inclusive mortes e o fechamento de aeroportos. Na última segunda (23), a Agência de Avaliação de Desastres Naturais do país revelou que mais de um milhão de pessoas estão sofrendo com problemas respiratórios devido aos incêndios.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!