Gato Preto se tornou símbolo da sexta-feira 13
Reprodução/Twitter
Gato Preto se tornou símbolo da sexta-feira 13


Sabia que muitos prédios e hotéis evitam o 13º andar, utilizando o espaço para armazenamento e manutenção ou o ignorando totalmente? Isso inclui três dos prédios mais famosos da cidade de São Paulo : o edifício do Banco Safra (Avenida Paulista, 2100, Cerqueira César), inaugurado em 1988; o da torre norte do Centro Empresarial Nações Unidas (Avenida das Nações Unidas, 12901, Vila Nova Conceição), construído 2000; e o do Novotel Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71, Centro), de 1954. Eles simplesmente pulam o 13º andar.

Não se sabe ao certo quando a crença surgiu. Alguns dizem que começou na Idade Média, outros que está enraizado em crenças religiosas e tem relação com o 13º convidado da Última Ceia, Judas, o apóstolo que disse ter traído Jesus, além da crucificação de Jesus, que aconteceu também no dia 13 , em uma sexta-feira. Há também quem acredite que a origem veio de forças místicas, já que a décima terceira carta do Tarô é “a morte”.

Leia também: Sexta-feira 13: entenda a fama da data

Independente da origem da crença , não há como ignorar que coisas bizarras de grande magnitude acontecem nesse casamento malévolo de número e dia. O misterioso assassinato do rapper Tupac Shakur, nos anos 90, o naufrágio do Costa Concordia e o bombardeio no Palácio de Buckingham são alguns dos exemplos. Listamos acontecimentos que marcaram essa data:

Incêndio na Austrália

Incêndio toma grandes proporções na Austrália
undefined
Incêndio toma grandes proporções na Austrália



O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde cerca de 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.


Queda de avião na Cordilheira dos Andes

Queda do avião da Força Aérea do Uruguai
Divulgação/PM
Queda do avião da Força Aérea do Uruguai



O avião da Força Aérea do Uruguai, que levava 45 pessoas, incluindo a equipe uruguaia de rúgbi, caiu na Cordilheira dos Andes no dia 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira. Os 16 sobreviventes tiveram que praticar antropofagia para sobreviver e enfrentaram um frio de 30 graus negativos. Eles foram resgatados 72 dias depois do acidente e os acontecimentos deram origem ao filme Alive (Vivos), de 1993.

Leia também: Telefone que pertencia a Adolf Hitler é leiloado por R$ 750 mil


Britânico atingido por um raio

Momento em que raio atinge jovem britânico
Reprodução/Youtube
Momento em que raio atinge jovem britânico


Segundo o jornal Daily Mail, um jovem britânico de 13 anos foi atingido por um raio na sexta-feira 13 , às 13h13 durante um show aéreo na Inglaterra. O hospital informou que o garoto está vivo e que foi tratado apenas com queimaduras no ombro.

Naufrágio do Costa Concórdia

Naufrágio do Costa Concórdia, em 2012
Reprodução
Naufrágio do Costa Concórdia, em 2012



Você viu?

O Costa Concordia afundou no oceano em 13 de janeiro de 2012. Segundo a Vanity Fair, tornou-se o maior navio de passageiros já destruído, com quase o dobro da quantidade de pessoas a bordo do que no Titanic, mas apenas 32 pessoas morreram . O capitão foi condenado por homicídio culposo em 2015.

Inundações no Kansas

Chuva forte no estado do Kansas
Reprodução/Twitter - @psol50
Chuva forte no estado do Kansas



Em 13 de julho de 1951, o estado do Kansas foi atingido por mais de 40 cm de chuva . As cidades de Manhattan, Lawrence e Topeka foram as mais afetadas e mais de dois milhões de acres de terra foram danificados pela enchente. A tempestade também afetou tanques de petróleo, alguns dos quais pegaram fogo e explodiram.

Leia também: A 'árvore da morte', a mais perigosa do mundo segundo o livro dos recordes

Queda de avião na Rússia

Queda de avião deixa 174 pessoas mortas na Rússia
Saad Kaiser Khan / Twitter
Queda de avião deixa 174 pessoas mortas na Rússia



Em 13 de outubro de 1972, um avião que estava indo para Leningrado (agora São Petersburgo) caiu com 174 pessoas a bordo (incluindo os dez tripulantes). Na época, a tragédia do Aeroflot 217 foi o pior acidente de avião na história da Rússia. 


Ataque Terrorista na França

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em 2015, na França
Reprodução/Twitter
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em 2015, na França


Dia 13 de novembro de 2015, sexta-feira, uma série de ataques terroristas deixaram 137 pessoas mortas e outras 415 feridas. Os ataques aconteceram em Paris e Saint-Denis, na França e consistiram em fuzilamentos em massa, atentados suicidas, explosões e uso de reféns, e foram praticados pelo Estado Islâmico.


Tempestade em Nova York

Tempestade em Nova York paralisa cidade
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Tempestade em Nova York paralisa cidade


Na sexta-feira, 13 de outubro de 2006, uma tempestade em Nova York deixou aproximadamente 350.000 pessoas sem energia e a cidade paralisada.

Leia também: De inseto a menino urinando: Veja esculturas inusitadas pelo mundo


99942 APOPHIS

Segundo cientistas, asteróide 9942 APOPHIS passará perto do planeta Terra em 2029
Divulgação/Nasa
Segundo cientistas, asteróide 9942 APOPHIS passará perto do planeta Terra em 2029


Foi confirmado que até sexta-feira, dia 13 de abril de 2029, o asteróide "99942 APOPHIS" ​​passará muito perto do planeta Terra, a 30 mil quilômetros de distância. Não terá impacto, mas fechará a comunicação com os satélites por algumas horas.


Mas nem tudo está perdido! Sexta - feira 13 não é motivo de alarme em alguns países, como Espanha e Grécia, que fazem da  terça-feira 13 sua data mais perigosa. Na Itália, o dia de azar é sexta - feira 17. Já em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta - feira 13 , incluindo a cidade do Porto. A maior de todas acontece no castelo de Montalegre, em Trás-os-Montes. As festas incluem bruxas, teatro, fogueira e banquetes com produtos locais.

Leia também: Camisinha de papiro egípcia: Conheça fatos surpreendentes sobre o mundo 

Em breve, esta sexta-feira 13 terminará, e até os mais supersticiosos de nós poderão ficar tranquilos - pelo menos até a próxima, no dia 13 de dezembro de 2019. Melhor já ir se planejando: todos os anos têm pelo menos uma sexta-feira 13 , e no máximo três. E é muito fácil de saber: é só checar os meses que começam no domingo. Algumas pessoas podem até ficar em casa - embora estatisticamente, a maioria dos acidentes ocorra em ambiente domiciliar, então essa pode não ser a melhor estratégia. Mas independentemente do lugar que você escolha passar o dia de hoje, aqui vão algumas dicas que evitam uma sexta-feira 13 desastrosa:

  • Evite andar sob uma escada
  • Tocar em objetos feitos de madeira
  • Não quebrar espelhos
  • Abençoar alguém quando espirra
  • Cruzar os dedos
  • Pegar moedas de um centavo
  • Quebrar um osso da sorte - a fúrcula, que é um osso bifurcado encontrado nas aves, como frango, conhecido como amuleto da sorte - e fazer um desejo
  • Jogar sal por cima do ombro esquerdo
  • Evitar abrir um guarda-chuva dentro de um espaço fechado
  • Evitar colocar sapatos novos em cima da mesa
  • Evitar contar a alguém seu desejo de aniversário
  • Evitar ultrapassar alguém nas escadas
  • Evitar lugares com o número 13
  • Evitar andar sobre uma rachadura
  • Evitar comer queijo antes de dormir
  • Evitar deixar um gato preto cruzar seu caminho
  • Evitar pisar em uma grade
  • Empurrar uma colher no fundo de uma casca de ovo vazia depois de terminar de comer
  • Carregar um pé de coelho da sorte com você
  • Cortar as duas extremidades do pão

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários