O presidente Donald Trump afirmou que recebeu uma carta
Divulgação / Shealah Craighead / Oficial White House
O presidente Donald Trump afirmou que recebeu uma carta "muito bonita" do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que recebeu uma "carta muito bonita" de Kim Jong-un e deixou aberta a possibilidade de que os dois líderes voltem a se encontrar. A correspondência veio após a Coreia do Norte lançar três mísseis de curto alcance em oito dias, em retaliação às manobras militares realizadas anualmente por Seul e Washington, que começaram na segunda-feira.

Leia também: Onda de calor mata 45 pessoas em Tóquio em uma semana 

Perguntado sobre o conteúdo da carta, Trump disse que Kim "não estava feliz com os exercícios militares" e comentou que também "nunca gostou" das atividades conjuntas com o Sul. O presidente não disse quando as negociações entre os dois países serão retomadas, mas reforçou as relações "muito boas" que mantém com o líder norte-coreano.

Com mediação de Seul, Donald Trump e  Kim Jong-un  se reuniram pela primeira vez em junho de 2018, fazendo vagas promessas para um acordo sobre o programa atômico norte-coreano. Em fevereiro, contudo, uma cúpula bastante esperada entre os dois países acabou sem acordo e antes do previsto , interrompendo negociações.

No final de junho, a possibilidade de novas conversas voltou à cena, quando Trump e Kim se encontraram na Zona Desmilitarizada  entre as duas Coreias. Na ocasião, os dois lados se comprometeram a estabelecer novas datas para conversas bilaterais, focando no programa nuclear e de desenvolvimento de mísseis norte-coreanos. As negociações, entretanto, foram colocadas em xeque por Kim — cuja frustração tem sido evidenciada nos testes balísticos recentes — que demandava o cancelamento dos exercícios militares.

Leia também: Cerca de 700 imigrantes são detidos e afastados dos filhos nos Estados Unidos

Resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de fazer testes de mísseis balísticos (de curto e médio alcance), mas Trump buscou minimizá-los. Em campanha de reeleição, o presidente americano vem investindo grande capital político em sua tentativa de convencer Kim a pôr fim ao isolamento da Coreia do Norte e abandonar seu arsenal nuclear.

 “Pode ser que haja uma violação (das resoluções) da ONU , mas o presidente Kim não quer me decepcionar traindo minha confiança”, tuitou Trump , acrescentando que acredita que o líder norte-coreano “fará o que é certo”. “O presidente Kim tem uma visão grande e bonita de seu país, e apenas os Estados Unidos, comigo como presidente, podem tornar essa visão realidade.”

Na quarta-feira, o secretário de Estado Mike Pompeo disse que espera que as conversas sejam retomadas em breve e que o lado norte-americano estava se preparando para reiniciá-las nas próximas semanas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!