Donald Trump e Kim Jong-un
Divulgação / Shealah Craighead / Oficial White House
Donald Trump defendeu o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-un.

O presidente americano, Donald Trump , disse nesta sexta-feira que o líder norte-coreano, Kim Jong-un , não quer decepcioná-lo, ainda que tenha admitido que os recentes testes de mísseis podem constituir uma violação das resoluções da ONU. As Forças Armadas sul-coreana informaram que a Coreia do Norte lançou dois projéteis de curto alcance no Mar do Japão, no terceiro teste em oito dias, na madrugada de sexta-feira (tarde quinta no Brasil).

Leia também: Indonésia tem alerta de tsunami após terremoto de 6,9 graus

Resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de fazer testes de mísseis balísticos. Mas, apesar de membros europeus do Conselho de Segurança da ONU terem condenado os testes recentes de mísseis de curto alcance, Trump os minimizou. Especialistas dizem que Pyongyang está usando os testes para mostrar sua frustração diante dos exercícios militares planejados por Washington e Seul e também com o impasse nas negociações sobre seu programa nuclear.

“Pode ser que haja uma violação (das resoluções) da ONU, mas o presidente Kim não quer me decepcionar traindo minha confiança”, tuitou Trump, acrescentando que acredita que o líder norte-coreano “fará o que é certo”. “O presidente Kim tem uma visão grande e bonita de seu país, e apenas os Estados Unidos, comigo como presidente, podem tornar essa visão realidade”

Míssil da Coréia do Norte
Arquivo
A Coréia do Norte pode ter quebrado acordo que proibia testes de mísseis balísticos.

O presidente americano investiu grande capital político em sua tentativa de convencer Kim a pôr fim ao isolamento da Coreia do Norte e abandonar seu arsenal nuclear. Mas, apesar de seus três encontros com o líder norte-coreano, houve pouco avanço diplomático.

Leia também: Americano ganha 3,6 milhões de dólares após ser atropelado por carrinho de golfe

A Coreia do Norte já havia conduzido outro teste de mísseis de curto alcance na terça-feira, no que descreveu como disparos de um sistema teleguiado de lançamento múltiplo. Ao ser perguntado por jornalistas na Casa Branca. Trump afirmara que não estava preocupado porque os projéteis não poderiam atingir os EUA e por estarem “dentro dos padrões”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!