Tamanho do texto

A cidade de Nova York foi escolhida para sediar a parada em 2019 por conta dos 50 anos da Revolta de Stonewall, que marcou o início da militância LGBT

Carro das mulheres trans latinas na parada LGBT
Diogo Carvalho
Carro das mulheres trans latinas na parada LGBT

A parada mundial do orgulho gay está sendo realizada neste domingo (30), em Nova York, nos Estados Unidos. Neste ano, o tema que move a passeatas são os 50 anos da Revolta de Stonewall, episódio que marcou o início da militância LGBT no mundo.

Leia também: Resistência LGBTQI+: qual legado a Revolta de Stonewall nos deixou?

Desde o primeiro dia de junho, mês do orgulho gay , a cidade de Nova York , assim como muitas outras pelo mundo, foi palco para diversas comemorações e eventos para discutir os direitos da comunidade LGBT .

Uma das atrações foi Pablo Vittar, que realizou dois shows na cidade. As apresentações da cantora brasileira chegaram a custar até 300 dólares (cerca de R$ 1.100). Artistas como Lady Gaga, Taylor Swift e Alicia Keys também estiveram em Nova York e fizeram shows gratuitos.

Neste domingo, a parada gay é divida por alas, algumas representam países como o Irã, onde é aplicada a pena de morte para pessoas homossexuais.

Mensagens contra Trump
Diogo Carvalho
Mensagens contra Trump são unanimidade

As alas são separadas também de acordo com a área de atuação das pessoas na sociedade, como policiais da cidade, oficiais da Marinha dos Estados Unidos, Bombeiros, etc, para que todas identidades de gênero e suas especificidades tenham visibilidade

O colunista Diogo Carvalho, do iGay, chama a atenção para a feira de países, onde países como Tailândia, Canadá e Israel possuem "stands" para promover o turismo LGBT. O Ministério do Turismo brasileiro não possui nenhum stand no local.

Leia também: Mês do Orgulho: você sabe o que cada letra do LGBTQIA+ representa?

Realizada a cada dois anos, a parada mundial do orgulho LGBT volta a acontecer em 2021 na cidade Copenhagen, a maior da Dinamarca.