Tamanho do texto

Governo português decretou situação de alerta em todo o país, devido a uma previsão de mais de 30 ºC, que representa risco elevado para incêndios

portugal
shutterstock
Alentejo é uma das regiões de Portugal que possuem belas praias; temperatura em todo o país deve passar dos 30ºC

O governo decretou situação de alerta em Portugal por conta das previsões de calor para grande parte do país, o que significa também risco muito elevado de incêndios.

Leia também: Com 11,4º, capital paulista registra a menor temperatura do ano neste sábado

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera levaram o governo de Portugal a decretar situação de alerta até a próxima quinta-feira (30).

A Proteção Civil em Portugal está em alerta especial. Afinal, as temperaturas em todo o país devem ultrapassar os 30 ºC, marca que é muito elevada para a região.

Leia também: Onda de calor atinge centro e leste dos Estados Unidos

No Brasil , ao contrário, uma forte massa de ar frio de origem polar tem avançado sobre o País, fazendo a temperatura baixar muito em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul.

Fim de semana recordista de frio em SP

Em São Paulo, o fim de semana foi marcado por tempo ensolarado de forma geral. No entanto, como é normal nesta época do ano, as temperaturas ficaram baixas. Na madrugada do último sábado (25), a capital paulista até bateu recorde de frio do ano.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia , a temperatura mínima registrada foi de apenas 11,4ºC .