Planeta

Iniciada no ano passado, epidemia está cada vez mais fora de controle
Divulgação/ Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Iniciada no ano passado, epidemia está cada vez mais fora de controle

Iniciada no ano passado, a epidemia de Ebola na República Democrática do Congo está cada vez mais fora de controle e pode se tornar tão grave quanto o surto que devastou três países da África Ocidental entre 2013 e 2016, alertam especialistas e chefes de ajuda humanitária.

Mais de 1.600 pessoas foram infectadas com o vírus do Ebola na região de Kivu do Norte e mais de 1.000 morreram até agora – a grande maioria mulheres e crianças. Os números estão aumentando constantemente e a taxa de mortalidade é maior do que nos surtos anteriores, em cerca de 67%.

Leia também: Zimbábue arrecada R$ 10,8 milhões com a venda de 98 elefantes

Whitney Elmer, diretora nacional da Mercy Corps, uma das ONGs humanitárias que trabalha na prevenção da disseminação, alertou que houve cerca de 400 casos no último mês – o maior número desde seu começo há cerca de 10 meses.

A violência do conflito civil que ocorre há anos no país está impossibilitando o combate à doença . Equipes de IRC tiveram três unidades de triagem em centros de saúde incendiadas no Kivu Norte. Na semana passada, combatentes do grupo armado rebelde Mai-Mai atacaram um centro de tratamento em Butembo, outra das cidades no centro da crise.

Você viu?

Nesta semana, dois pacientes foram mortos durante um ataque a um centro de tratamento em Katwa, o segundo incidente desse tipo na cidade neste mês. O epidemiologista da OMS, Dr. Richard Mouzoko, foi morto por homens armados enquanto ele e seus colegas estavam trabalhando no combate ao Ebola .

As equipes que acompanham a evolução do caso afirmar que é notável que não tenha se espalhado mais geograficamente, mas advertem que existe a possibilidade de o surto se espalhar pelas vizinhas Ruanda ou Uganda.

A OMS recentemente anunciou uma expansão das diretrizes de vacinação e a introdução de uma segunda vacina para tentar proteger as pessoas. Drogas experimentais também foram dadas a 700 pessoas, embora ninguém saiba ainda o nível de sucesso que alcançaram. Mas, a menos que seja possível alcançar as comunidades afetadas com vacinas e medicamentos, as novas tecnologias são inúteis.

Leia também: Vídeo flagra milhões de insetos invadindo cidade norte-americana; assista

“A tragédia é que temos os meios técnicos para parar o Ebola, mas até que todas as partes parem de atacar a resposta, será muito difícil acabar com este surto”, twittou o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Um cessar-fogo de seis a nove meses, intermediado pela ONU , pela Cruz Vermelha ou por órgãos semelhantes, é vital para deter a disseminação, disse Jeremy Farrar, chefe do Wellcome Trust.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!