Assange foi preso no Reino Unido, no mês passado, depois de passar sete anos dentro da sede diplomática de Quito
David G Silvers/Creative Commons
Assange foi preso no Reino Unido, no mês passado, depois de passar sete anos dentro da sede diplomática de Quito

A Procuradoria da Suécia informou nesta segunda-feira que vai reabrir uma investigação de estupro contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e pedirá sua extradição do Reino Unido. A procuradora Eva-Marie Persson disse à imprensa que iria continuar e concluir uma apuração preliminar que foi abandonada em 2017 porque o ativista se refugiara na embaixada equatoriana de Londres, e os investigadores não conseguiram avançar no caso.

Leia também: Equador entregará pertences de fundador do Wikileaks aos Estados Unidos

Assange foi preso no Reino Unido, no mês passado, depois de passar sete anos dentro da sede diplomática de Quito. Os Estados Unidos também buscam sua extradição por acusar o australiano de conspirar com a ex-analista de Inteligência do Exército dos EUA Chelsea Manning para tentar acessar um computador do governo americano em 2010.

A procuradoria afirmou que pretende pedir, em breve, a detenção de Assange por meio de um mandado de prisão europeu. O ativista está, no momento, preso no Reino Unido sob a condenação de violar a liberdade condicional de um processo que corria na Justiça britânica ao se refugiar na embaixada equatoriana, em 2012. A decisão de reabrir a investigação agora coloca a dúvida se o fundador do Wikileaks será transferido para os Estados Unidos ou para a Suécia.

"Estou bem ciente do fato de que um processo de extradição está em curso no Reino Unido e que ele poderia ser extraditado para os EUA ", reconheceu Persson. "Como Assange está encarcerado no Reino Unido , estão presentes as condições para sua entrega (à Suécia), o que não era o caso até 11 de abril".

Leia também: Quase irreconhecível, Assange foi levado à força pela polícia britânica; assista

A reabertura do caso de 2010 permitirá ao fundador do WikiLeaks "limpar seu nome", afirmou nesta segunda-feira a chefe de redação da plataforma, a jornalista islandesa Kristinn Hrafnsson. Hrafnsson indicou ainda, em comunicado, que houve "pressão política" na Suécia para a reabertura do caso contra Assange.

A Justiça britânica avaliará os pedidos de extradição, e o secretário do Interior do país, Sajid Javid, vai decidir qual dos dois prevalecerá. Nick Vamos, advogado da firma londrina Peters & Peters e ex-chefe de extradição do Serviço de Investigação do Reino Unido, disse.

Leia também: Em depoimento, Julian Assange reforça pedido para não ser extraditado aos EUA

Crown Prosecution Service da Grã-Bretanha, disse antes da decisão de segunda-feira que o pedido sueco deve assumir supremacia ante Assange . "No caso de um conflito entre um mandado de detenção europeu e um pedido de extradição dos EUA, as autoridades do Reino Unido decidirão sobre a ordem de prioridade", disse um comunicado do promotor sueco.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!