Islamismo e fé ganham protagonismo nas eleições desta quarta na Indonésia
Reprodução/TheNewYorkTimes
Islamismo e fé ganham protagonismo nas eleições desta quarta na Indonésia

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, está a caminho de ser reeleito para um segundo mandato, apontam resultados não oficiais do pleito realizado nesta quarta-feira. Seu principal adversário, o ex-general Prabowo Subianto, no entanto, não reconheceu a derrota, afirmando ter ganho no voto popular e urgindo seus apoiadores a não deixarem a vitória escapar. 

De acordo com a “contagem rápida” realizada por empresas de pesquisas com base em amostragens de votos, Widodo teve a preferência de cerca de 54% dos eleitores, entre 7,1 e 11,5 pontos percentuais a mais que Subianto, a quem o atual presidente já tinha vencido por uma margem apertada na última eleição, cinco anos atrás. Em pleitos anteriores, este tipo de contagem mostrou refletir bem o resultado final oficial.

Mas Subianto, ex-genro do ditador Suharto, deposto em 1998, disse em uma coletiva de imprensa que, com base nas pesquisas de boca de urna e outras contagens, sua fatia nos votos teria ficado entre 52% e 54%, e denunciou supostas fraudes.

"Notamos diversos incidentes que prejudicaram apoiadores de nossa chapa", afirmou, sem dar mais detalhes. - A verdade vencerá.

Em 2014, Subianto também alegou vitória no dia do pleito e contestou os resultados na Corte Constitucional, que confirmou a eleição de Widodo. Este, por sua vez, afirmou que os resultados das pesquisas indicam que ele foi reeleito presidente do quarto país mais populoso do mundo e o maior de população muçulmana, mas alertou seus apoiadores a esperarem pelo anúncio dos resultados oficiais.

Kevin O'Rourke, analista político e autor do periódico voltado para questões indonésias “Reformasi Weekly”, disse que a reeleição de Widodo é clara, mas que sua vitória sobre Subianto, de 67 anos, não foi acachapante.

"Ele fracassou em conquistar o nível psicológico dos 60% que parecia ao seu alcance", disse O’Rourke. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!