Tamanho do texto

Com ‘sai, não sai’ do Reino Unido da União Europeia, termo ‘brexiting’ é usado para designar atitude de dizer que se vai fazer algo e não fazer

bandeira da União Europeia em frente ao Parlamento britânico
Andy Rain/Agência Lusa/EPA/Direitos Reservados
Fim da novela do Brexit ainda parece distante

A confusão em torno do Brexit , como ficou conhecida a saída do Reino Unido da União Europeia (EU), aprovada por pequena margem em plebiscito realizado em 2016, está fazendo o termo ser usado como verbo em piadas que circulam pela internet nas últimas semanas.

De acordo com as definições listadas no “Urban Dictionary”, um dicionário informal de gírias em inglês on-line, pode-se usar o termo “brexiting” para a atitude de alguém que se despede de todos em uma festa mas continua no local, ou que vai abandonar um jogo de cartas a dinheiro e continuar na mesa.

Na sexta-feira passada, o Parlamento do Reino Unido rejeitou pela terceira vez o acordo de transição negociado pela primeira-ministra Theresa May com a UE. Com isso, os políticos britânicos  correm contra o tempo para encontrar alternativas para uma  saída organizada do país do bloco europeu, inicialmente marcada para a sexta e agora prevista para o próximo dia 12.