Interpol prende Bruno Farina, doleiro investigado pela Lava Jato, no  território do Paraguai
Reprodução/Twitter
Interpol prende Bruno Farina, doleiro investigado pela Lava Jato, no território do Paraguai

Investigado pela Operação Lava Jato, o doleiro pernambucano Bruno Farina, de 59 anos, foi preso no Paraguai pela Interpol, nesta quinta-feira (27). As informações são do Ministério do Interior paraguaio. Ainda segundo as autoridades do país, Farina deve ser expulso do território paraguaio ainda hoje.

O doleiro já era alvo de uma ordem internacional de captura por causa das investigações da Operação Câmbio Desligo , o desdobramento da Lava Jato  que desmembrou uma complexa rede de corrupção envolvendo doleiros em diversos estados brasileiros.

A Operação Câmbio Desligo, deflagrada em junho deste ano, desarticulou um esquema de compra e venda de dólares no País. O movimento envolvia doleiros em vários estados, empresas e funcionários públicos.

Na época, o Ministério Público Federal denunciou 62 pessoas. Entre os denunciados estão o ex-governador Sérgio Cabral e o doleiro Dario Messer. O grupo é acusado de formar uma organização criminosa, que promoveu evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Leia também: FHC pediu doações para tucanos a Marcelo Odebrecht em 2010


No Brasil, Bruno Farina é acusado de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão. Segundo o Ministério do Interior do Paraguai, Farina é sócio de Dario Messer, chamado pelo Ministério Público Federal brasileiro de "doleiro dos doleiros". A condenação pode chegar a 30 anos de prisão.

O brasileiro foi detido na área do Paraná Country Club, em Hernandarías, cidade paraguaia onde fica a usina hidrelétrica de Itaipu, segundo informações de agentes policiais à imprensa do Paraguai .

Leia também: Lava Jato busca destinatário de R$ 3 milhões pagos pela Odebrecht no Senado

Nos últimos dias, diversos homens que são procurados no Brasil foram presos no Paraguai, inclusive alvos da Lava Jato . Em outubro, as autoridades paraguaias disseram estar determinadas na captura dos investigados no Brasil que fogem para o país.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!