Um jovem palestino esfaqueou e matou um homem norte-americano com cidadania israelense neste domingo (16). O ataque aconteceu em frente a um shopping no centro da Cisjordânia.
Leia também: Estudante brasileiro de 26 anos morre em ataque de tubarão nos Estados Unidos
A vítima, identificada como Ari Fuld, de 45 anos, conseguiu perseguir e atirar no jovem palestino antes de desabar no chão, informou o jornal The Times Of Israel. O autor do ataque também foi alvejado por outra pessoa que estava armada e testemunhou a cena.
Fuld foi levado às pressas para o Centro Médico Shaare Zedek, em Jerusalém, em estado instável, mas não resistiu aos ferimentos. Já o esfaqueador foi levado para o Hospital Hadassah, Mount Scopus, mas seus ferimentos não são graves.
O agressor foi identificado como Khalil Jabareen, de 17 anos, pertencente a uma família natural do vilarejo de Yatta, ao sul de Hebron, segundo fontes da agência de notícia AFP.
Há um atrito comum entre israelenses e palestinos no entroncamento, que fica perto de um grande bloco de assentamentos israelenses e tem sido o local de inúmeros ataques .
Uma onda de ataques com facas palestinas contra israelenses começou em 2015, mas desde então se tornaram esporádicos.
Leia também: Confrontos na Faixa de Gaza deixam três palestinos mortos e 618 feridos
Fuld morava em um desses assentamentos e era frequentemente convidado por programas de televisão estrangeiros para defender a posição de Israel em inglês, sua língua materna. Ele também havia criado uma havia criado uma página no Facebook intitulada "Israel Defense Page”, em que postava vídeos promovendo o seu país e a colonização israelense na Cisjordânia ocupada.
No entanto, o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld, afirmou que “não há indicações que apontam que ele era um alvo específico” do autor do ataque.
Pelo Facebook, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou pesar à família e classificou Fuld como um homem "que lutou para defender a verdade sobre Israel".
O embaixador americano em Israel , David Friedman, escreveu no Twitter que "os EUA estão de luto por um de seus cidadãos brutalmente assassinados por um terrorista palestino". Ari Fuld será enterrado neste domingo à noite no cemitério de Kfar Etzion, não muito longe do local de ataque.
Leia também: EUA suspendem apoio financeiro a refugiados palestinos e Israel comemora
A 17 y/o Palestinian terrorist, brainwashed to murder Israelis since he was a child, stabbed today Ari Fuld, a father of 4, to death.
— Ofir Gendelman (@ofirgendelman) 16 de setembro de 2018
Although he was stabbed from behind, Ari (lion in Hebrew) fought like a lion. He chased the terrorist & shot him before collapsing. He was a hero pic.twitter.com/7Mj5UxmW76
Um vídeo postado no Twitter do porta-voz da mídia árabe, Ofir Gendelman, mostra um homem se aproximando de outro, mais velho, perto da entrada de um centro comercial e esfaqueando-o. O jovem palestino é então perseguido por civis que atiram contra ele.