Sobe para 13 o número de mortos pela depressão tropical Florence nos EUA

Nível foi rebaixado neste domingo, passando de tempestade tropical para depressão tropical; mortos estão nos estados da Carolina do Norte e do Sul

Tempestade tropical Florence deixa rastro de destruição por diversas cidades dos estados da Carolina do Norte e do Sul
Foto: Reprodução/NDTV
Tempestade tropical Florence deixa rastro de destruição por diversas cidades dos estados da Carolina do Norte e do Sul

A Florence enfraqueceu-se para depressão tropical neste domingo (16) enquanto segue para o interior dos Estados Unidos, ainda apresentando uma poderosa mistura de vento e chuva nas Carolinas do Norte e do Sul. O número de mortos foi atualizado hoje, subindo para 13 pessoas. 

Anteriormente, Florence foi classificado como furacão de categoria 1 e, depois, como  tempestade tropical . Ontem, o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, alertou que "o perigo de inundação por causa da tempestade é mais imediato hoje do que quando atingiu o continente, há 24 horas".

"Nós enfrentamos paredões de água em nossas costas, ao longo de nossos rios, em nossas terras agrícolas, em nossas cidades”, completou.   

O centro da depressão tropical se movimenta para o interior da Carolina do Sul, mas grande parte das chuvas continua em território da Carolina do Norte, o que pode causar enchentes nas comunidades locais. Ainda de acordo a CNN , inundações poderosas são esperadas nos dois estados, em cidades interioranas como Conway, próxima a Myrtle Beach.

Leia também: "A casa é tudo o que temos", diz americano obrigado a evacuar devido a furacão

A tempestade chegou ao país na manhã dessa sexta-feira (14) como furacão de categoria 1, atingindo a Carolina do Sul. Mais de 964 mil pessoas ficaram sem energia elétrica ontem em diversas cidades desse estado. Muitas pessoas ficaram ilhadas em suas casas – enquanto equipes de socorro tentavam ajudar cidadãos ao lado de profissionais de emergência ‘emprestados’ de outros estados do país.

Vítimas fatais da tempestade tropical Florence

Foto: Reprodução/Nasa
Perigo de inundação por causa da tempestade Florence é mais imediato hoje do que quando atingiu o continente

As vítimas fatais estavam, em sua maioria, no estado da Carolina do Norte. Do total até agora relatadas, oito pessoas já foram identificadas. Uma mulher e o filho bebê morreram após uma árvore atingir a casa onde estavam em Wilmington, na Carolina do Norte, confirmou a polícia local. O pai da família está ferido e foi hospitalizado.

Leia também: Aquários são abandonados com aproximação do furacão nos EUA

Já no condado de Lenoir, também na Carolina do Norte, dois homens morreram. Um deles foi eletrocutado enquanto ligava um gerador, e o outro foi morto do lado de fora de casa, enquanto checava o estado de seus cachorros.

Em Wayne County, um homem de 81 anos caiu e bateu a cabeça enquanto arrumava suas casas para evacuar. Um casal também morreu em um incêndio em casa no condado de Cumberland.

E na Carolina do Sul, uma mulher de 61 anos morreu depois de o carro em que estava ter sido atingido por uma árvore.

Estado de emergência em diversos locais

Foto: Reprodução/National Weather Service
A tempestade tropical Florence chegou ao país na manhã dessa sexta-feira (14) como furacão de categoria 1

Oficiais em diversas localidades do país declararam estado de emergência, incluindo Carolina do Sul e do Norte, Georgia, Virginia e Maryland, onde as áreas costeiras ainda se recuperam das tempestades de verão.

Florence é uma depressão tropical – de um total de quatro tempestades nomeadas no Atlântico. Segundo previu o Centro Nacional de Furacões, o fenômeno iria passar pelo estado da Carolina do Sul, quando seria rebaixado e, depois, se dirigiria ao norte, em direção ao Vale do Ohio.