Furacão Florence faz mais de um milhão de pessoas abandonarem suas casas nos EUA

Governador do estado da Carolina do Sul ordenou que todos os moradores do litoral da região deixem as suas casas; costa leste já registra filas de veículos em postos de gasolinas e prateleiras vazias em lojas e mercados

O Furacão Florence foi considerado 'extremamente perigoso' e deve atingir 245 mil nos EUA
Foto: Reprodução/Nasa
O Furacão Florence foi considerado 'extremamente perigoso' e deve atingir 245 mil nos EUA

O furacão Florence, classificado como categoria quatro e “extremamente perigoso”, deve atingir a costa leste dos Estados Unidos nesta quinta-feira (13). Medidas de segurança já começaram a ser tomadas na Virgínia e na Carolina do Norte, onde foi declarado estado de emergência. O governador da Carolina do Sul ordenou a saída de todos os moradores do litoral da região.

Leia também: Furacão Lane se aproxima do Havaí e causa primeiros estragos

Mais de um milhão de pessoas dos três estados receberam ordens de saída obrigatória da área, tendo em vista que o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) registrou ventos de até 225 quilômetros por hora do furacão Florence , que, neste momento, está a 1.570 quilômetros de Cabo Fear, no extremo-sul da Carolina do Norte.

Ralph Northam, governador da Virgínia, explicou que 245 mil pessoas podem ser afetadas pelo fenômeno em seu estado, e por isso, todos os que moram nas regiões costeiras devem abandonar suas casas devido ao risco de inundações . O político ainda pediu para que a população não subestime a ameaça e “se prepare” para a tempestade.

Em todos os três estados, já foram registradas filas em postos de gasolinas e prateleiras de mercados e lojas completamente vazias.

Leia também: Tempestade Nate deixa 25 mortos na América Central e avança para México e EUA

Informações oficiais sobre o furacão Florence

Foto: Reprodução/National Weather Service
O Furacão Floreste deve tocar o solo dos estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia nesta semana

"Nenhuma das orientações sugere que o Florence tenha atingido um pico de intensidade, e isso é apoiado pela continuação de um ambiente de baixo cisalhamento e águas ainda mais quentes nas próximas 36 horas. Assim, a previsão de intensidade é levantada, trazendo-o para perto da categoria 5", informou oficialmente o NHC.

Por mais que os três estados em questão, em especial as Carolinas do Norte e do Sul, estejam se preparando para os possíveis efeitos da tempestade , ainda não há como saber qual será a trajetória exata do fenômeno natural a partir da próxima quinta-feira.

O último furacão a atingir a porcão central da região foi o Hazel, em 1954. Ele deixou 19 pessoas mortas e mais de 15 mil edifícios destruídos.

Leia também: Furacão Maria faz 15 mortos em Dominica; Porto Rico ficará no escuro por meses

Outras duas tempestades, além do  furacão Florence , estão sendo monitoradas pelos cientistas dos Estados Unidos. Helen e Isaac, ambas estão se deslocando pelo oceano Atlântico, contudo, estão na categoria 1.

*Com informações da Agência Ansa