Encontro de Trump e Putin é o primeiro, em caráter de cúpula; ele acontece em um terceiro país, a Finlândia
CARLOS BARRIA/TRUMP
Encontro de Trump e Putin é o primeiro, em caráter de cúpula; ele acontece em um terceiro país, a Finlândia

A Copa do Mundo acabou neste domingo. Porém, nem 24 horas se passaram e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, já participa de um outro grande evento: a sua primeira cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro de Trump e Putin teve início na manhã desta segunda-feira (16), em Helsinque, na Finlândia.

Leia também: Putin encontrou diversos líderes de Estado no último fim de semana da Copa

A conversa entre os dois líderes, que é vista com grande expectativa pela comunidade internacional, começou com atraso e deve durar cerca de uma hora e meia. Apenas os intérpretes dos dois líderes devem testemunhar o encontro de Trump e Putin , que acontece no Salão Gótico do Palácio Presidencial finlandês.

De acordo com o porta-voz Dmitry Peskov, o governo russo espera que a reunião de Putin e Trump possa ser brindada com "uma boa vontade política", para normalizar as relações bilaterais entre ambos os países.

"Vocês bem sabem que as relações russo-americanas estão em um péssimo estado e que não foi a Rússia a responsável por essa queda. Esperamos que possa haver um pouco de boa vontade política para nos aproximarmos da normalização das relações", afirmou o porta-voz, em entrevista ao canal RT.

Leia também: Grupo feminista Pussy Riot assume invasão de campo na final da Copa na Rússia

Antes da conversa privada, Trump chegou a elogiar Putin pelo sucesso russo na organização da Copa do Mundo e pelo desempenho da seleção russa no mundial. Os EUA não participaram da competição. 

Encontro de Trump e Putin será seguido de coletiva

Logo após o encontro a quatro paredes, Trump e Putin participarão de um grande almoço, com suas delegações, no Salão de Espelhos.

Leia também: Festa francesa após vitória na Copa acaba em tumulto e violência em Paris

Mais tarde, às 16h50 no horário local (10h50, no horário de Brasília), os dois líderes devem dar uma entrevista coletiva para anunciarem algumas novidades que forem acertadas no encontro. No entanto, nenhum documento assinado no encontro de Trump e Putin deve ser divulgado. 

* Mais informações em instantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!