Depois que o árbitro apitou o fim do jogo, neste domingo (15), na partida entre a França e a Croácia, pela final da Copa do Mundo da Fifa, na Rússia, uma comemoração sem precedentes teve início pelas ruas de Paris. Porém, a festa francesa acabou em confusão.
Leia também: Grupo feminista Pussy Riot assume invasão de campo na final da Copa na Rússia
Centenas de milhares de pessoas foram às ruas, se concentrando na famosa avenida Champs-Élysées, para comemorar a vitória da seleção da França. Porém, em meio a elas, uma série de torcedores aproveitou o momento de festa francesa para realizar saques e protagonizar cenas de vandalismo.
De acordo com a agência de notícias francesa AFP
, cerca de trinta jovens roubaram a loja Drugstore Publicis pela noite. Ainda segundo a imprensa local, os jovens – alguns encapuzados – invadiram o estabelecimento e saíram com garrafas de vinho e champanhe embaixo dos braços, registrando-se com celulares.
Vídeos nas redes sociais mostram ainda o momento em que um grupo de torcedores viraum carro de ponta cabeça, sobe no veículo e arranca partes do automóvel, em meio ao tumulto.
Leia também: Putin encontra diversos líderes de Estado no último fim de semana da Copa
Para dispersar as pessoas do local, a polícia jogou bombas de gás lacrimogêneo nos torcedores, que reagiram, dando início a um confronto direto com os policiais. Além disso, algumas viaturas usaram jatos d'água para afastar pessoas de ambientes que eram cenários de confusão.
Em sua conta pessoal no Twitter, o jornalista Paul Carcenac, do jornal Le Figaro , publicou imagens que mostram o confronto dos torcedores com a polícia francesa. De acordo com ele, houve correria e alguns torcedores arremessaram garrafas de vidro contra os agentes.
Festa francesa comemorava o 4 a 2
Neste domingo, a seleção da França venceu a da Croácia por 4 a 2. A partida foi acompanhada ao vivo por milhares de franceses, concentrados em locais famosos de Paris como o Arco do Triunfo, na Champs Élysées , e na Torre Eiffel. Todos os monumentos turísticos foram iluminados com as cores francesas após a vitória do time.
Leia também: Mulher grita "Allah Akbar" e ataca duas pessoas com estilete na França
A festa francesa pelo título que torna o país bicampeão na Copa do Mundo acontece exatamente um dia após o Dia Nacional da França, feriado de 14 de julho, que agita anualmente o país.