Três ataques em diferentes igrejas na manhã deste domingo, às 7h30 do horário local, resultam em mortes e deixam feridos em Surabaya, costa leste da ilha de Java, na Indonésia. Quarenta e uma pessoas foram hospitalizados, segundo o porta-voz da polícia de East Java, Frans Barung Mangera, à CNN.
As igrejas atingidas foram a Santa Maria Igreja Católica, a Igreja Cristã da Indonésia e a Igreja Central de Pentecostes. Quatro pessoas morreram na primeira e mais duas foram mortas nas outras duas igrejas, conforme a polícia.
Santa Maria foi o local da primeira explosão, às 7h30 (horário local). As demais ocorreram às 7h35 e 8h, segundo a agência estatal de notícias Antara.
A polícia local alerta para o número de locais atingidos, que são três. Há rumores de que mais outros dois tenham sido atingidos. Segundo as autoridades, há suspeita de que foi um ataque suicida e todos os três locais estão fechados para identificar as vítimas.
A ministra de Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, postou um tweet em prol das vítimas com as hashtags #UnitedAgainstTerrorism e #WeAreNotAfraid.
A Indonésia é um país de maioria muçulmana e que tem lutado contra o extremismo, uma vez que o Estado Islâmico tem recrutado membros dentro do país.