Lava liberada pelo vulcão em erupção já causou danos em propriedades na área afetada no Havaí
Reprodução/NHNL
Lava liberada pelo vulcão em erupção já causou danos em propriedades na área afetada no Havaí

O governo do Havaí decretou estado de emergência para toda a ilha e ordenou, na noite dessa quinta-feira (3), que todos os moradores de uma região deixassem obrigatoriamente suas casas e se destinassem a um local mais seguro. A evacuação aconteceu na chamada 'Big Island' (em português, 'Grande Ilha'), não só é a maior e mais rústica ilha do arquipélago, como também a mais jovem do estado.

Leia também: "Fonte de magma" em vulcão Yellowstone pode provocar erupção após 630 mil anos

Toda essa movimentação deu-se devido à erupção do vulcão Kilauea. Segundo as autoridades do Havaí locais, mais de 1,8 mil pessoas receberam ordem de evacuação obrigatória ontem e foram auxiliadas pelo governo a deixarem a região. A área isolada tem quase 6.400 hectares (o equivalente a 64 km²).

O governador David Ige informou à imprensa que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências. Nesta sexta-feira (4), a Defesa Civil disse que não recebeu até informação de feridos ou de pessoas que não tenham atendido ao chamado de saída. 

Apesar da correria generalizada e de nenhuma pessoa ter sido vítima da erupção , a lava do vulcão já causou danos em diversas propriedades. Em vídeos divulgados pela imprensa local, é possível ver que várias árvores foram incendiadas e queimadas pela descida da lava e do fogo.

Leia também: Vulcão na Indonésia entra em atividade e faz 25 mil pessoas deixarem a região

Nas imagens aéreas reproduzidas pelo canal de notícias NHNL , fica visível o caminho que a lava percorreu até atingir a zona construída da região.

Você viu?


Vulcão Kilauea

O vulcão Kilauea entrou em erupção na tarde dessa quinta-feira, no horário local. Aqui no brasil, já era noite. 

Além dos incêndios causados pela lava, outra preocupação da Defesa Civil é com relação à qualidade do ar. Afinal, há alta concentração de dióxido de carbono sendo liberado no ar local, devido às queimadas e ao enxofre.

Hoje, o Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Ele fica dentro do parque Nacional dos Vulcões, localizado no estado norte-americano, e, desde a última segunda-feira (30), vinha dando sinais de atividade. Entre os sinais registrados, foram notados pequenos tererremotos de intensidade leve.

Leia também: Vídeo mostra 50 anos de erupções vulcânicas em 1 minuto

O Havaí possui cinco vulcões, a maioria deles, considerados extintos por que não entram em erupção há mais de 200 anos. O Kilauea, por sua vez, está em plena atividade. Segundo o Parque Nacional de Vulcões da ilha, houve pelo menos duas erupções grandes na região além desta, uma em 1924 e outra em meados de 1955.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!