O governista Mario Abdo Benitez foi eleito presidente do Paraguai
Reprodução/ Facebook/ Marito Abdo
O governista Mario Abdo Benitez foi eleito presidente do Paraguai

O Paraguai elegeu, neste domingo (22), o governista Mario Abdo Benítez  como o novo presidente do país. Ele terá um mandato de cinco anos. Com 97% das urnas apuradas, Benítez teve 46,5% dos votos. Efraín Alegre, da Partido Liberal, teve 42% dos votos. A disputa foi bem mais apertada do que sugeriam as pesquisas, que colocavam o conservador mais de 20 pontos percentuais à frente do opositor. 

O pleito foi supervisionado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela União Europeia. De acordo com Justiça Eleitoral do Paraguai , 64% dos 4,2 milhões de eleitores paraguaios foram às urnas. O voto no país não é obrigatório.

Leia também: Em 1º discurso, novo presidente cubano promete 'aperfeiçoamento do socialismo'

Benítez, um jovem senador de 46 anos, fez campanha com o slogan “Marito de la Gente (Mariozinho do Povo)". Ele representa a ala conservadora do Partido Colorado, que domina o Paraguai há sete décadas. Seu pai foi secretário privado do ex-ditador Alfredo Stroessner – o homem que governou o país durante 35 anos, até ser derrubado em um golpe de Estado e morrer no exílio em Brasília, em 2006.

O segundo colocado, Efraín Alegre, do tradicional Partido Liberal Radical Autêntico, se aliou à Frente Guasú de esquerda – a mesma que elegeu Fernando Lugo presidente em 2008. Lugo, que acabou sendo destituído em 2012, foi o único presidente não Colorado desde 1947.

Você viu?

Leia também: Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Berlim e 10 mil pessoas abandonam local

O atual presidente do Paraguai, Horacio Cartes, que apoiu Benítez durante a campanha, falou sobre a vitória de seu companheiro de partido. "Estou feliz. Vamos entregar um país bem diferente do que recebemos, mas ainda falta muito para ser feito", afirmou.

Brasiguaios

A primeira leva de brasiguaios foi atraída pelas facilidades oferecidas, durante a ditadura de Stroessner, para quem quisesse investir na nova fronteira agrícola - muito antes do preço da soja subir no mercado internacional.

Leia também: Atentado terrorista perto de centro eleitoral deixa 31 mortos em Cabul

O atual governo, do presidente Horácio Cartes (que também é do Partido Colorado) atraiu investimentos brasileiros com uma política de incentivo fiscal. Pequenas e médias empresas mudaram uma parte de sua produção para o Paraguai , onde pagam menos impostos, salários menores e energia mais barata.

* Com informações da Agência Brasil e Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!