O líder norte coreano Kim Jong-un anunciou, por meio da agência estatal "KCNA", que a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e balísticos a partir deste sábado (21). "O Norte irá fechar sua base de testes nucleares no norte do país para provar sua decisão de suspender os testes nucleares", acrescentou o comunicado da KCNA.
De acordo com agência norte-coreana, a decisão foi tomada durante uma reunião em plenário do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte . O anúncio acontece uma semana antes de uma reunião de cúpula entre o presidente sul-coreano , Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada que divide a península.
Encontro com Trump
O fato também foi divulgado semanas antes do provável encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proposto por Kim.
Trump já havia informado que o diretor da CIA, indicado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reuniu com o líder norte-coreano, em seu país .
O presidente norte-americano já havia revelado que uma reunião de alto nível teria acontecido entre os EUA e a Coreia do Norte, mas não foram informados muitos detalhes sobre o encontro.
Você viu?
“Começamos a falar com a Coreia diretamente, em níveis extremamente altos”, disse Trump na presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que está em uma visita oficial nos EUA.
O encontro entre Trump e Kim está previsto para acontecer entre maio e junho. Caso seja realizado, será o primeiro na história entre chefes de Estado dos dois países.
Uma reunião realizada em 2000 foi o mais próximo que autoridades dos dois países chegaram a se encontrar. Na época, a secretária de estado dos Estados Unidos, Madeleine Albright se reuniu com Kim Jong-il, pai e antecessor de Kim Jong-Un.
Leia também: Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Berlim e 10 mil pessoas abandonam local
Foi com vista à preparação dessa cimeira histórica que o diretor da CIA, Mike Pompeo, se reuniu com o líder norte-coreano, na semana passada, no primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde 2000, quando a então secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, se encontrou com Kim Jong-il, pai do atual líder da Coreia do Norte .
* Com informações da Ansa