Líder norte coreano Kim Jong-un anunciou que a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares
Wikimedia Commons
Líder norte coreano Kim Jong-un anunciou que a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares

O líder norte coreano Kim Jong-un anunciou, por meio da agência estatal "KCNA", que a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e balísticos a partir deste sábado (21). "O Norte irá fechar sua base de testes nucleares no norte do país para provar sua decisão de suspender os testes nucleares", acrescentou o comunicado da KCNA.

De acordo com agência norte-coreana, a decisão foi tomada durante uma reunião em plenário do comitê central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte . O anúncio acontece uma semana antes de uma reunião de cúpula entre o presidente sul-coreano , Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada que divide a península.

Encontro com Trump

O fato também foi divulgado semanas antes do provável encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proposto por Kim.

Trump já havia informado que o diretor da CIA, indicado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reuniu com o líder norte-coreano, em seu país .


O presidente norte-americano já havia revelado que uma reunião de alto nível teria acontecido entre os EUA e a Coreia do Norte, mas não foram informados muitos detalhes sobre o encontro.

Você viu?

“Começamos a falar com a Coreia diretamente, em níveis extremamente altos”, disse Trump na presença do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que está em uma visita oficial nos EUA.

O encontro entre Trump e Kim está previsto para acontecer entre maio e junho. Caso seja realizado, será o primeiro na história entre chefes de Estado dos dois países.

Uma reunião realizada em 2000 foi o mais próximo que autoridades dos dois países chegaram a se encontrar.  Na época, a secretária de estado dos Estados Unidos, Madeleine Albright se reuniu com Kim Jong-il, pai e antecessor de Kim Jong-Un.

Leia também: Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Berlim e 10 mil pessoas abandonam local

Foi com vista à preparação dessa cimeira histórica que o diretor da CIA, Mike Pompeo, se reuniu com o líder norte-coreano, na semana passada, no primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde 2000, quando a então secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, se encontrou com Kim Jong-il, pai do atual líder da Coreia do Norte .

* Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!