Presidente da Coreia do Sul disse que aceitaria convite de Kim Jong-un caso sejam
Reprodução/Twitter
Presidente da Coreia do Sul disse que aceitaria convite de Kim Jong-un caso sejam "criadas condições" para visita

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deu um novo passo em direção à reaproximação com os vizinhos do sul ao convidar o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a participar de uma reunião em Pyongyang. De acordo com a agência estatal norte-coreana Yonhap , o convite foi feito por meio de uma carta entregue pela irmã de Kim, Kim Yo-jong, que está em Seul para acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno .

O presidente da Coreia do Sul, ainda segundo informou a Yonhap , respondeu a Kim Jong-un que aceitaria visitá-lo em Pyongyang desde que sejam "criadas condições" para isso. Moon Jae-in também pediu que o líder norte-coreano abra diálogo com o governo americano de Donald Trump como condição para que a reaproximação entre as duas Coreias prossiga.

Pyongyang e Seul retomaram os diálogos no início deste mês após cerca de dois anos de relações congeladas. O movimento decorreu da participação da Coreia do Norte nos Jogos de Inverno e surpreendeu a comunidade internacional pois não houve consulta prévia à Casa Branca .

Seul é "familiar", diz irmã de Kim Jong-un

Enviada especial para o evento esportivo sediado em Pyeongchang, a irmã do líder da Coreia do Norte participou de jantar na noite deste sábado (10), no horário local, ao lado do governador da província sul-coreana de Gangwon, Choi Moon-soon. Perguntada sobre como se sentiu ao estar em Seul pela primeira vez, Yo-jong respondeu que o lugar a "pareceu familiar".

Kim Yo-jong celebrou o sucesso da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, ocorrida nessa sexta-feira (9), e defendeu o fortalecimento da "união" entre a Coreia do Norte e os vizinhos do sul. "Acreditamos que os Jogos irão pavimentar a estrada para a reconciliação dos dois lados e fortalecer os laços entre as coreias", disse a irmão do líder norte-coreano.

Leia também: Trump assina acordo e encerra paralisação do governo dos EUA

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!