Um trem que transportava todos os parlamentares republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos se chocou com um caminhão de lixo, nesta quarta-feira (31). O acidente aconteceu em Charlottesville, na Virgínia. Uma pessoa foi declarada morta, mas não foi informada a sua identidade.
Leia também: Jovem é encontrada esquartejada dentro de duas malas abandonadas na Itália
Segundo declarações dadas pelo senador Jeff Flake ao The Telegraph, a pessoa que morreu estava dentro do caminhão. Os republicanos não ficaram gravemente feridos. Além disso, os socorristas que viajavam junto aos deputados se dedicaram a socorrer com urgência as duas vítimas que estavam no caminhão.
De acordo com o congressista Greg Walden, além de um dos ocupantes do caminhão ter morrido, outro homem ficou gravemente ferido. Tom Cole, que representa o Oklahoma disse à CNN que foi "uma carnificina", mas que ninguém dentro do trem estava em perigo.
We're fine, but our train hit a garbage truck. Members with medical training are assisting the drivers of the truck. pic.twitter.com/0I9jOwHTmb
— Rep. Greg Walden (@repgregwalden) 31 de janeiro de 2018
"O caminhão praticamente desmanchou. Há lixo por todos os lados. Foi uma cena horrível", afirmou Cole. "Não acredito que algum dos parlamentares tenha se ferido. No máximo, machucaram o joelho", relatou. "Lá fora, a fatalidade foi clara", completou.
Leia também: EUA revela polêmica 'lista Putin' com 210 pessoas próximas ao líder russo
Os membros do Congresso norte-americano estavam a caminho de um retiro político e republicano na Virgínia Ocidental. Com a colisão, os parlamentares foram arremessados de seus assentos.
Ainda de acordo com o The Telegraph , acredita-se que o caminhão estava atravessando a linha do trem quando ocorreu o acidente. A pessoa que ficou gravemente ferida no caminhão foi levada para um hospital com a ajuda de um helicóptero de resgate.
Locomotiva não descarrilou
Lee Zeldin, um congressista de Nova York, afirmou à CNN que agradece "aos céus" pelo trem não ter descarrilado.
"Todos se chocaram no trem , foi uma colisão grave. Realmente, fico grato porque o trem foi capaz de se manter nas pistas", afirmou. "Estamos ouvindo que há feridos no trem. Porém, felizmente, temos muitos médicos viajando junto à delegação republicana".
Ainda de acordo com Zeldin, algumas pessoas estavam de pé no momento do choque e tiveram ferimentos. Porém, "qualquer lesão no trem é menor em comparação com a cena ao lado [no caminhão]", relatou.
Leia também: Trump diz ter tremendo respeito pelas mulheres, mas ser feminista "seria demais"
Paul Ryan, presidente da Câmara norte-americana, estava no trem, mas não ficou ferido. Além dele, quase todos os membros do Senado e todos os republicanos da Câmara estavam na locomotiva. Alguns filhos de políticos também estavam no trem.