Alisa Vinogradova chegou a pular os trilhos de segurança do presépio, mas foi impedida pela polícia
Reprodução/Facebook Femen
Alisa Vinogradova chegou a pular os trilhos de segurança do presépio, mas foi impedida pela polícia

Uma ativista do grupo feminista Femen tentou invadir o presépio da Praça São Pedro, no Vaticano, e roubar a estátua do bebê Jesus do cenário, nesta segunda-feira de Natal (25).

Leia também: MPF vai apurar 'expulsão' de palestrante antifeminista de universidade federal

A feminista , que foi identificada pelo grupo como Alisa Vinogradova, chegou a pular os trilhos de segurança do presépio, mas foi impedida pela polícia enquanto agarrava Jesus.

Durante sua intervenção, a ativista – que estava de topless – gritou "Deus é mulher", frase que também estava pintada nas suas costas.

Embora não tenha conseguido completar o seu protesto, Alisa foi apenas uma de três. Afinal, ainda nesse feriadão de Natal , outras duas mulheres subiram no cenário montado na Praça São Pedro em atos 'contra o patriarcado'.

Representando a Virgem Maria, duas ativistas do grupo chegaram a subir no cenário, vestindo véus brancos e mantos azuis, e com os seios a mostra – marca registrada do Femen.

Algumas ativistas do grupo feminista Femen conseguiram invadir o presépio da Praça São Pedro, no Vaticano neste Natal
Reprodução/Facebook Femen
Algumas ativistas do grupo feminista Femen conseguiram invadir o presépio da Praça São Pedro, no Vaticano neste Natal

Para o grupo, a política do Vaticano é "um forte ataque medieval à liberdade das mulheres e a seus direitos naturais", diz nota publicada na pagina do Femen, que acrescenta: "Uma criança não vem de um deus, mas de uma mulher".

Leia também: "Me senti no céu!", diz saudita sobre permissão histórica a mulheres no volante

Por isso mesmo, o protesto feito na capital da Igreja Católica tinha como foco a denúncia contra o feminicídio e a violência contra a mulher. Outra pauta em jogo foi a descriminalização do aborto.

"O aborto continua a ser ilegal em 20 países do mundo e muito restrito em dezenas de outros", diz o comunicado divulgado pelo grupo. "Maria nos lembra que já não vivemos em tempos arcaicos", continua.

Apoio de outros movimentos

Em sua publicação sobre o ato de protesto, o Femen pediu ainda que outros grupos se unam à sua causa.

" Mulheres , homens, cristãos, judeus, muçulmanos, ateus, agnósticos, secularistas, vamos todos, juntos, tomar uma posição contra a violência sobre as mulheres", escreveu. "Vamos trabalhar juntos para fazer de 2018 um ano mais pacífico e mais igual para todos", encerra o grupo feminista.

Leia também: Enem: Bolsonaro e Feliciano dizem que abordar feminismo é doutrinação ideológica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!