Quem acompanha o noticiário internacional deve se lembrar da mensagem arrepiante que o presidente das Filipinas , Rodrigo Duterte, enviou ao seu povo às vésperas do Natal de 2016. Nela, Duterte dizia aos criminosos do país que, se eles não mudassem de comportamento, aquele seria o último 'Feliz Natal' deles. Relembre:
Leia também: Turquia demite milhares de funcionários públicos acusados de golpismo
A 'praga' de Rodrigo Duterte foi recuperada pelos internautas brasileiros, um ano depois, nesta véspera de Natal. O cenário, porém, é outro: o Natal de 2017 não está sendo feliz para muitos filipinos que nada deviam à Justiça. Há de se dizer, aliás, que próprio presidente vive um feriado difícil.
Afinal, já passa de 200 o número de mortos no país pela tempestade tropical Temblin, que atinge a ilha de Mindanau.
De acordo com informações de autoridades locais, outras dezenas de pessoas estão desaparecidas e mais de 15 mil moradores da região foram desalojados pelo fenômeno que, segundo estimativas, deve deixar o território das Filipinas somente no dia de Natal .
O país é um dos que mais sofrem com desastres naturais no mundo, isso porque as ilhas das Filipinas estão na rota de tufões e em uma zona de intensa atividade sísmica.
Incêndio em shopping
Neste domingo (24), o Twitter amanheceu com o nome do país entre os Trending Topics (TTs), ou seja, os assuntos mais comentados da rede social.
Leia também: EUA detêm terrorista que planejava atentado em nome do Estado Islâmico no Natal
Isso porque, além da tempestade tropical, o país sofre com um incêndio em um shopping em Davao, no sul, que deixou outras 36 pessoas mortas. De acordo com as autoridades locais, a maioria das vítimas estava trabalhando num call center que funciona 24 horas por dia.
Para desespero de muitos familiares, o vice-prefeito da cidade e filho do presidente, Paolo Duterte, afirmou à imprensa local que as chances de vítimas desaparecidas estarem vivas é equivalente a zero.
O presidente Duterte e a sua filha, Sara Duterte-Carpio, que é prefeita da cidade, foram até o local nesta véspera de Natal para se encontrarem com parentes das vítimas, que buscavam informações sobre os desaparecidos e possíveis sobreviventes.
Em sua mensagem natalina neste ano, Rodrigo Duterte foi mais ameno e não assumiu o tom ameaçador que havia assumido no ano passado. Apesar da véspera triste, espera-se que o país tenha mais um 'Feliz Natal' neste ano.
Leia também: Funcionários de asilo levam R$ 39 milhões na loteria de Natal da Espanha