O governo da Indonésia emitiu neste domingo (26) um "alerta vermelho" para a ilha de Bali por conta da atividade do vulcão Agung. De acordo com as autoridades locais, uma coluna de cinzas e fumaça já atinge quatro mil metros de altura e uma erupção é esperada a qualquer momento. Segundo a agência de notícias EFE , aproximadamente 20 voos com destino ou origem na cidade foram cancelados, deixando mais de duas mil pessoas nos aeroportos. 

Leia também: Explosão em fábrica na China deixa ao menos dois mortos e 30 feridos

A decisão de cancelar os voos foi tomada pelo temor das cinzas afetarem as aeronaves de alguma forma. O aeroporto de Bali, no entanto, ainda está aberto. Segundo as autoridades, a ilha ainda é segura e os demais aeroportos funcionam normalmente. "O turismo em Bali ainda é seguro, exceto na zona de perigo ao redor do vulcão Agung ", disse, em nota, a Agência de Atenuação de Desastres da Indonésia.

Leia também: Sete pessoas morrem em operação no centro do Rio de Janeiro

As pessoas localizadas a um raio de 7,5 km receberam a determinação de evacuarem a área, segundo a BBC . Com a ordem, estima-se que cerca de 25 mil pessoas tenham deixado suas casas e procurado abrigo em estruturas montadas pelo governo. Esta é a segunda vez que o Agung entra em atividade apenas nesta semana. Na terça-feira (21), a atividade causou nuvens de cinzas em proporções menores.

Em setembro, a atividade sísmica do Agung fez com que mais de 100 mil pessoas tivessem que deixar suas residências. De acordo com projeções oficiais do governo, a evacuação fez a ilha perder cerca de US$ 110 milhões (aproximadamente R$ 355 milhões) que seriam arrecadados em turismo. O vulcão, no entanto, está localizado ao leste de Bale, longe das principais atrações turísticas de Bali.

Leia também: Mais de 30 pessoas são achadas mortas no Mar Mediterrâneo

 A última vez que o vulcão entrou em erupção foi em 1963. Na ocasião, a atividade causou mais de mil mortes no local. A Indonésia está em uma região conhecida como "Anel de Fogo do Pacífico". Com cerca de 130 vulcões, a área registra colisões de placas tectônicas e atividades sísmicas com frequência acima do comum.

* Com informações da Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!