Milhares de cidadãos e autoridades protestaram neste sábado na Catalunha contra o governo da Espanha
Governo da Catalunha
Milhares de cidadãos e autoridades protestaram neste sábado na Catalunha contra o governo da Espanha

Após o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciar, neste sábado (21), que vai realizar uma intervenção na Catalunha , milhares de manifestantes – entre eles, autoridades catalães como o presidente regional Carles Puigdemont – saíram às ruas de Barcelona para protestar contra a decisão.

Marcado inicialmente para repudiar a prisão dos dois líderes separatistas Jordi Sànchez e Jordi Cuixart, o ato na Catalunha ganhou nova motivação com as declarações de Rajoy, feitas após reunião do Conselho de Ministros.

Na ocasião, o governo espanhol decidiu destituir o presidente Puigdemont e realizar novas eleições. Segundo informações da agência de notícias EFE , o país defende a aplicação da Constituição por entender que as decisões do governo catalão "atentam gravemente" conta o interesse geral do país. 

Ao todo, a polícia local registrou que 450 mil pessoas foram às rua neste sábado, de acordo com a agência AFP

Decisão do governo da Espanha

A decisão do governo prevê a realização de novas eleições regionais no prazo máximo de seis meses e se baseia no artigo 155 da Constituição.

Leia também: Catalunha propõe negociar independência com a Espanha nos próximos dois meses

O texto estabelece que, caso uma autoridade autônoma não atenda aos requerimentos para voltar à legalidade, o governo pode aprovar um decreto com medidas concretas e assumir as responsabilidades regionais. Para ter validade, o decreto precisa ser aprovado por maioria absoluta no Senado da Espanha.

Com a aprovação, a responsabilidade de dissolver o parlamento catalão e convocar novas eleições será de Rajoy, que espera adotar a medida assim que a normalidade na região for, segundo ele, recuperada.

Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro da Espanha afirmou que os objetivos da aplicação do Artigo 155 são, nesta ordem, retomar a legalidade, restabelecer a normalidade, manter a recuperação econômica e realizar eleições na região autônoma. 

O decreto do governo espanhol afirma ainda que "os governantes catalães atuaram sem reconhecer a submissão a lei alguma e, com isso, invalidaram sua legitimidade como instituição de autogoverno".

O governo central afirma que as medidas têm como objetivo "assegurar direitos e não restringir liberdades" e argumenta que a Catalunha deixou de lado o interesse de parte dos moradores da região em favor do "ideário independentista de parte deles".

Leia também: Presidente da Catalunha suspende declaração de independência e pede diálogo

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!